Entre as principais variações da aveia, há a parte utilizada do grão, o tipo de processamento e a quantidade final de fibras, carboidratos e proteínas. Sendo assim, a nutricionista Jéssica de Freitas vai orientar como escolher a aveia que mais se adequa às suas necessidades.
Saiba como escolher a aveia
Flocos de aveia
“São feitos por meio da prensagem dos grãos inteiros. Mantém as características nutricionais, mas preservam também a alta quantidade de carboidratos. É versátil como farelo e pode ser usado em granolas, iogurtes, vitaminas e outras receitas”, confirmou Jéssica.
Farelo de aveia
Contém mais fibras e, principalmente, beta-glucana, fibra que ajuda no funcionamento do intestino, no sistema digestivo saudável e na queda do nível do colesterol. “Podemos usar em panquecas, mingaus, bolos de caneca, tortas e frutas com iogurte”, acrescentou.
Farinha de aveia
Não há as fibras na casca, o que não impede a disponibilidade de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais, ou seja, opção com menos fibra e calórica. “É versátil para substituir a farinha de trigo tradicional em receitas de quiches, panquecas, bolos, empadas e biscoitos caseiros”, comentou a profissional.
Conclusão
“Todas são saudáveis e a melhor opção é o farelo. Além de ter todos os nutrientes e maior quantidade de beta-glucanas, há menos carboidrato, mais fibras e muitas proteínas”, concluiu Jéssica de Freitas.