Que trocar o carro pela bike faz bem à saúde e ao meio ambiente todo mundo sabe, mas fazer essa substituição e pedalar em segurança, principalmente para quem vive em grandes centros urbanos, nem sempre é fácil. Escolher um trajeto seguro, um bom equipamento e estabelecer distâncias possíveis estão entre as principais dificuldades dos ciclistas urbanos. Seja a caminho do trabalho, da escola ou de qualquer outro compromisso, antes de apostar na bicicleta como meio de transporte o ciclista deve estudar o percurso e fazer um planejamento que garanta o deslocamento com o máximo de segurança, principalmente se for iniciante. É necessário saber se nesse percurso as ruas são movimentadas, se existem ciclofaixas e a sinalização da região.
O educador físico Flávio Freire explica que o primeiro passo a ser dado por quem deseja trocar o carro pela bike é escolher um bom equipamento e garantir acessórios de segurança como capacete, luvas e até óculos de ciclista. Fazer treinos em parques ou em ruas pouco movimentadas para ganhar segurança e adquirir mais prática também é uma boa opção, principalmente para quem ficou longe dos pedais por algum tempo.
O educador físico também afirma que a distância percorrida deve ser de acordo com o condicionamento físico do ciclista, levando em consideração que na ida ele está mais disposto e na volta mais cansado. Um ciclista iniciante deve apostar em percursos de, em média, de 5km a 15km.
Equipamento
Seja qual for a distância ou percurso, todo ciclista deve ter equipamentos de segurança básicos. Anote:
– Capacete
– Espelhos retrovisores
– Sinalizadores noturnos na traseira e dianteira da bike
– Campainha
– Refletivos
– Luvas
Para pedalar na cidade
Embora o trânsito caótico e a falta de espaços adequados aos ciclistas muitas vezes desmotive quem pedala, algumas atitudes podem garantir mais segurança e conforto. Confira:
– Certifique-se de que todos os acessórios de segurança estão funcionando
– Não use fones de ouvido durante o trajeto. A música pode diminuir muito a segurança e proporcionar riscos à segurança
– Siga todas as sinalizações recomendadas para o deslocamento com segurança
– Leve sempre uma garrafinha com água para a hidratação durante as paradas obrigatórias
– Respeite as leis de trânsito e dê preferência aos pedestres