Considerado um dos melhores montanhistas da história, o californiano Alex Honnold, de 29 anos, ganhou fama após arriscar a própria vida em suas escaladas sem nenhum tipo de proteção ou equipamento – categoria chamada de free solo. No esporte, qualquer erro pode ser fatal. Sem nada que o prenda às rochas, não há o que possa fazer em caso de queda. É literalmente desafiar os limites da gravidade e da vida.
+ Melhores destinos para trekking na América do Sul
+ Atleta percorre 397km em seis dias
A paixão de Alex por escaladas e esportes radicais começou na infância. Aos 11 anos já era influenciado por grandes alpinistas e em 2004 abandonou a faculdade para morar sozinho e dedicar-se exclusivamente ao esporte. Aos poucos, o americano começou a bater recordes na categoria: foi o primeiro homem a escalar a parede Half Dome, na Califórnia, sozinho. Foram 650 metros sem qualquer tipo de proteção em três horas.
Os 900 metros da montanha The Nose, igualmente na Califórnia, também não foram o limite para Alex, que completou a escalada em cerca de cinco horas. As alturas conquistadas pelo californiano geralmente levam dias para outros montanhistas.
No início de 2014, Alex solou em apenas três horas mais de 500 metros da via El Sendero Luminoso, no México, uma de suas escaladas mais ambiciosas e arriscadas. Geralmente o montanhista passa alguns alguns dias reconhecendo e estudando a rocha para então começar o desafio. Algumas de suas escaladas são antes percorridas com proteção por outros alpinistas experientes que analisam a dificuldade e particularidades do terreno.
Confira o vídeo da escalada de Alex no México produzido pela The North Face:
Alex participou de vários documentários e filmes sobre montanhismo e sempre afirma que seu segredo é o controle das emoções e pensamentos. Em Alone on The Wall, ele diz ter consciência dos riscos e por isso permanece focado e ciente de cada movimento 100% do tempo.
A vida do montanhista é totalmente dedicada ao esporte. Morando sozinho em uma van, Alex passa os dias treinando e procurando novos desafios. Para ele, as escaladas solo são sinônimo de realização e plenitude e o modo mais puro do montanhismo: “É quando você escala melhor, executando os movimentos com 100% de perfeição”.
Alex compartilha fotos e informações sobre os novos desafios em sua página no Facebook e perfil no Instagram.