Correr é muito mais do que apenas exercitar o corpo. Para muitos a corrida também é quase uma terapia, aliada contra o estresse e provedora de bem-estar para enfrentar a rotina diária. A prática pode parecer intuitiva, mas não é tão simples como simplesmente sair correndo por aí. É preciso atenção com diversos fatores para evitar lesões e machucados. É bastante comum corredores iniciantes e veteranos terem seus vícios de corrida e acabarem caindo em alguns erros corriqueiros. Mas estes podem atrapalhar no desempenho do corredor e pode ser evitado.
Por isso, montamos uma lista de erros cometidos por corredores de todos os tipos, para você ficar atento e não cair em nenhuma cilada. Confira na galeria a seguir:
-
-
Último erro: comparar-se aos colegas ou copiar o treino de alguém: sabe aquela pessoa que você admira, que corre bem pra caramba e que você acaba se inspirando e se comparando? Pois é, pegar o treino dela para si nem sempre é a escolha mais inteligente. É o seu corpo que vai te dizer o que vai te fazer bem de acordo com as suas características naturais (sua estrutura física/fisiológica e suas fibras musculares) e como você reage aos estímulos físicos e treinos. Então, antes de copiar o treino ou a dieta da colega de treino ou de alguém que você acompanha nas redes sociais, construa seu próprio ritmo de treinos. Ficar se comparando e se exigindo demais, acaba transformando um momento prazeroso em uma chateação e uma sobrecarga de stress totalmente desnecessária. Não caia nessa! (Foto: Shutterstock)
-
-
Foto: Shutterstock
-
-
Foto: Shutterstock
-
-
Correr demais: quando se está começando, seja na corrida ou em qualquer outro esporte, é normal se empolgar. Conforme ganhamos confiança e condicionamento físico, temos mais vontade de ir além e se superar o tempo todo. Uma evolução que acontece aos poucos, porém constantemente é o ideal. Mas nem todo mundo tem paciência e alguns já querem começar correndo 10k. Em menos de 6 meses, já querem fazer a primeira meia maratona. Vamos com calma, colega! Há toda uma adaptação que precisa acontecer com o seu corpo, para você estar realmente preparado para esse volume de treino. Não é impossível pular algumas etapas, mas no futuro, sua saúde pode cobrar essa pressa toda. Pense assim: se gente que corre há anos se lesiona, como alguém que acabou de começar vai passar ileso tentando estar no mesmo nível? E isso também vale para os veteranos que estão se recuperando de uma lesão e já querem correr logo. Aproveite o momento de evoluir aos poucos e vá aumentando a quilometragem semanalmente, para continuar saudável! (Foto: Shutterstock)
-
-
Foto: Shutterstock