A chuva deu uma trégua nesse sábado (7) e os quase mil atletas inscritos na INDOMIT Costa da Esmeralda Ultra-Trail aproveitaram as condições perfeitas para a realização da segunda edição do evento. Com um cenário exuberante entre Bombinhas e Porto Belo, os corredores desfrutaram um clima perfeito para os desafios de 100, 80, 50, 21, 12 e 5km. Na principal disputa do final de semana, o local Giliard Pinheiro, e a paranaense Ana Giovanelli repetiram o feito da INDOMIT Vila do Farol – 42km, realizada em agosto, e conquistaram o título mais uma vez, ambos com quebra de recorde da prova.
+ Confira a agenda completa de eventos
Com largada a 00h00 deste sábado, os atletas dos 100km tiveram pela frente um percurso muito técnico. As chuvas que caíram ao longo da semana deixaram algumas partes, principalmente as de trilha, molhadas o que exigiu bastante atenção dos competidores. Mesmo assim, durante as primeiras passagens em postos de hidratação os ultramaratonistas reforçavam a tese de que a prova seria muito rápida. Até o 38km, Giliard Pinheiro e Carlos Magno estavam juntos na liderança, mas dali em diante o atleta de Bombinhas começou a abrir diferença até cruzar os 100km, próximo das 10h da manhã.
“Eu estou meio aéreo ainda, foi uma noite virada, mas estou muito contente”, disse Giliard logo após cruzar a linha de chegada ao lado de sua esposa e filhas. “Correr em casa me deixa muito confortável. Uma coisa que me toca muito nas provas lá de fora é não ter a minha família na hora que eu termino as provas, então poder curtir esse momento com elas aqui foi muito bom”, completou Giliard, dono da marca de 10h02min34seg.
O ritmo de Giliard foi tão impressionante, que os adversários começaram a chegar quase 50 minutos depois do campeão. Inclusive, a disputa do segundo lugar também foi um atrativo com Carlos Magno e Felipe Silva terminando empatados.
Impressionante também foi o ritmo de prova da paranaense Ana Giovanelli. Quilometro a quilometro a ultramaratonista confirmava com suas passadas algo que poucos acreditavam que pudesse acontecer. Ana não só venceu a prova com larga vantagem como pulverizou o recorde anterior da competição em quase duas horas, finalizando os 100km e 12h36min30seg.
“Ano passado eu fiz os 80km aqui e ganhei a prova. Desde aquele dia eu me dediquei para voltar aqui e vencer os 100km. A prova é linda, desafiadora e a sensação que estou sentindo é inexplicável”, comemorou muito Ana, que também foi recepcionada por um grande grupo de amigos e familiares.
Campeã dos 100km em 2014, a catarinense Débora Simas completou a prova na segunda posição com 14h27min44seg, e em terceiro lugar ficou Ligia Silveira, após 14h31min28seg.