Criado na década de 1940, o Krav Magá é a técnica de defesa pessoal do exército israelense, que significa combate de contato, em hebraico. São movimentos curtos e rápidos que visam atingir os pontos sensíveis do corpo humano. Não existe uma regra, mas geralmente são direcionados às áreas mais fáceis vulneráveis: genitais, olhos, nariz e garganta.
Leia também: Evolução na corrida: como começar no esporte e alcançar seus objetivos
10 mitos e verdades sobre a hipertrofia
Nesse método não há necessidade de força física, pois é utilizada somente a transferência do peso e a explosão máxima do músculo na direção do adversário. A arte é completa e não parece com nenhuma outra modalidade. As aulas duram aproximadamente 1 h, e gasta uma média de 500 a 600 cal.
Todo ano, a Federação Sul-Americana de Krav Magá promove seminários gratuitos de defesa pessoal no mês de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. O objetivo é ensinar a milhares de mulheres do Brasil os movimentos básicos do Krav Magá com a ideia de diminuir a violência feminina.
Neste ano, o evento aconteceu no segundo final de semana de março, e conseguiu reunir mais de 10 mil mulheres a partir dos 14 anos. O seminário contou com apresentação teórica básica seguida da prática do que foi abordado. Com duração de cerca de 3 horas, a aula gratuita ensinou mais de 15 movimentos diferentes para as participantes e conseguiu formar mulheres mais seguras e determinadas.