As garrafas de água são nossas amigas inseparáveis, no dia a dia levamos elas para todo lugar a fim de nos mantermos sempre bem hidratados. Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva, são necessários 35 ml de água para cada quilo de peso corporal. Sendo assim, multiplique o seu peso em kg por 35 para obter o resultado em ml. A resposta será a quantidade de água que o seu corpo, especificamente, precisa por dia. A conta é bem simples, mas se precisar, vale apelar para uma calculadora.
A água é muito importante para o nossa saúde, mas a garrafinha deve ser sempre bem higienizada para evitar sujeiras e contaminações.
Aprenda a limpar, de verdade suas garrafas de água! Vamos lá:
-
-
GARRAFA DE PLÁSTICO: segundo o infectologista Artur Timerman, vivemos na era dos plásticos. Os vemos por toda a parte e naturalmente necessitam ser limpos. Apesar de existirem produtos industrializados específicos para a limpeza de plástico, as substâncias químicas podem ser prejudiciais para algumas pessoas. Água morna e sabão também limpam com eficiência. Mas para aprender a fazer misturas e soluções para limpar os plásticos que você usa, considere fazer uma mistura com vinagre/detergente/bicarbonato de sódio (Foto: Getty Images)
-
-
Para fazer essa solução coloque 1 2/3 copo de bicarbonato de sódio, 1/2 copo de detergente e 2 colheres de sopa de vinagre branco para 1/2 copo de água. Misture bem. Essa mistura formará produto de limpeza ótimo contra limo e gordura. A mesma receita pode ser usada para as CARAMINHOLAS plásticas. Passe ou borrife a mistura no plástico. Coloque a mistura dentro de um recipiente com spray e borrife. Você também pode usar um pano ou uma esponja para aplicar a solução na superfície plástica. Esfregue. Esfregue a mistura no plástico para remover qualquer tipo de sujeira (Foto: Getty Images)
-
-
Enxágue o plástico com água e dependendo do objeto, você pode fazer isso com uma mangueira ou torneira. Se os itens forem mais delicados, use um pano úmido. Uma boa dica é, depois de seco, enrolar o reservatório e guardá-lo no freezer, onde a baixa temperatura impede a reprodução de bactérias (Foto: Getty Images)
-
-
Se além de água você usa o resevatório para levar bebidas isotônicas, é bom fazer uma lavagem mais a fundo a cada dois usos. Encha o reservatório com água quente e duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio ou água sanitária por litro de água. Faça a solução passar também pela mangueira e pelo bico, deixe de molho por 30 minutos e então enxágue tudo com água quente. Um pouco de suco de limão ajuda a tirar o gosto acumulado que pode ficar na mangueira e no bico. Não esqueça de secar bem (Foto: Getty Images)
-
-
Garrafa térmica: a maioria destas garrafas podem ir na máquina de lavar louças. Para lavar à mão, o melhor é usar um detergente sem cheiro, para não deixar gosto. Lembre-se: este tipo de garrafa usa soldas precisas para manter o isolamento a vácuo. Deixá-las no freezer ou sobre uma chama aberta pode fazê-las expandir ou contrair, o que danifica as soldas e a habilidade da garrafa em reter a temperatura (Foto: Getty Images)
“Qualquer sujeira que fique nos recipientes facilita a proliferação de vírus, bactérias e fungos. Além disso, pode haver também presença de toxinas que podem causar intoxicações agudas. Sendo assim é essencial lavar esses recipientes como medida básica de higiene”, completa Timerman.
Fonte: Artur Timerman, mestre em infectologia pela USP e consultor de limpeza da Condor.