No domingo (10), a Maratona de Dallas (EUA) teve um final completamente inesperado. A corredora Chandler Self (32), perdeu a consciência nos últimos metros da corrida e foi ajudada pela rival, Ariana Luterman (17), até completar a prova em primeiro lugar.
No vídeo, a jovem levanta Chandler por diversas vezes. Confira as imagens do momento em que ela perde a consciência, até cruzar a linha de chegada:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=36&v=v_9r0n1xTRs
No momento em que terminou a corrida, Chandler perguntou aos médicos: “Ganhei?”. Além disso, em declaração ao site Mundo Deportivo, ela disse que não entendeu o que aconteceu: “As minhas pernas começaram a falhar no quilômetro 39 e no 41 ficou pior. Acho que comecei a delirar no final, não sabia o que estava acontecendo”, revela.
Ao mesmo site, a estudante Ariana, declarou que não passou pela cabeça dela ignorar o fato e seguir em frente. “Ela só estava um pouco confusa, de maneira nenhuma iria correr e deixá-la ali caída. “Assim que nos aproximamos da faixa de chegada eu a empurrei pra frente para que ela ganhasse”, afirma.
No fim, os organizadores entenderam que a diferença de tempo – cerca de 3 minutos – entre elas foi o suficiente para considerar que mesmo sem ajuda, Chandler teria ganhado a competição, assim ela foi declarada vencedora completando a prova em 2:53:58.
Já correu uma maratona? Que tal fazer uma ultramaratona? Veja as dicas de como se preparar:
-
-
CONHECER O TERRENO: assim como em todas as provas, é importante averiguar o tipo de terreno que você irá percorrer. Para saber mais, pergunte a alguém que já participou da prova, assim facilita o seu planejamento de treinos e equipamentos mais adequados -(Foto: Shutterstock)
-
-
TER ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL: com a meta estabelecida, procure orientação de um técnico para ministrar treinamentos específicos para você. Por exemplo, se a sua prova for uma ultratrail, o ideal é que o profissional seja especialista na modalidade. “Ter outros bons profissionais também ajudam na missão: nutricionista, fisioterapeuta e quiropraxista podem acrescentar ao desempenho do atleta”, complementa Virgínio – (Foto: Pixabay)
-
-
TER DISCIPLINA: se você chegou a um desafio desse nível, deve ter notado que a disciplina é uma virtude indispensável para superar qualquer meta. Aqui, a fórmula não é diferente, apenas mais desafiadora por conta da distância. Portanto, vale lembrar que cumprir com assiduidade o treinamento e o descanso irão preparar seu corpo para o que está por vir. “Nessa etapa, respeitar os limites do corpo também faz parte da preparação”, ressalta -(Foto: Shutterstock)
-
-
CONHECIMENTO É PODER: nada de chegar no dia da prova desprevenido porque não viu a previsão do tempo! Procure saber informações básicas , como clima, altimetria (esse é um item que você precisa saber bem antes, pois a variação da altitude é decisiva para o tipo de treino a que você irá se submeter), tipo de terreno, número de inscritos, postos de hidratação e estrutura geral da prova (tamanho da equipe, se tem posto médico, veículo de resgate), pelo menos, 1 semana antes do grande dia – (Foto: Shutterstock)
-
-
TER OS EQUIPAMENTOS CERTOS: ultramaratonas exigem que o corredor pense como um sobrevivente. Principalmente se for em um local mais remoto, com trechos de mata fechada, ou que seja necessário passar por rios e outros terrenos. Caso seu desafio tenha essas características, o ideal é levar uma troca de roupa, meia, calça comprida, tênis, mochila de hidratação e pequenos snacks (gel de carboidrato e mix de sementes e grãos, por exemplo) para não ser pego pela fome ou desconforto de uma roupa encharcada. Sem falar nos outros itens de segurança: lanterna, head lamp, kit de primeiros socorros… A escolha do tênis também não pode ser negligenciada: ele deve ser confortável, seguro e apresentar um bom grip (aderência) e capacidade de proteger os pés de obstáculos (pedriscos, galhos…). Outro detalhe é não estrear nenhum equipamento em dia de prova: sempre teste em seus treinos para verificar se a mochila não machuca a pele com alguma alça ou costura, assim como o tênis, que deve ser amaciado para que os pés fiquem bem adaptados -(Foto: Shutterstock)
Compartilhe com seus amigos esse verdadeiro espírito esportivo!
Fonte: Mundo Desportivo