Aos 39 anos, Brian Naykki, habitante do estado de Minnesota, completou seus primeiros 5 km após passar seis anos sem andar. A distância foi percorrida em cerca de uma hora e, em entrevista aos jornais locais, ele afirmou que conclusão da prova foi a maior realização de sua vida. “Eu nunca tinha feito nada do início ao fim, sempre desistia, mas estava determinado a terminar a corrida”.
Naykki lutou contra a obesidade a vida toda. Os problemas com excesso de peso começaram logo na infância, como resultado da má alimentação e sedentarismo. Embora tentasse emagrecer, não conseguia seguir as dietas e treinos por muito tempo.
Em 2007, ele teve parte da perna direita amputada por conta de uma infecção e afundou-se em depressão. Naykki perdeu o emprego, afastou-se da família e passava dias sozinho jogando video game. A mudança começou apenas quando seu médico afirmou que se não mudasse seu estilo de vida rapidamente, teria apenas mais dez anos de vida.
Naykki queria ver os filhos se formarem na escola, acompanhar o crescimento das crianças que atualmente têm 9 e 13 anos, e foi assim que mudou drasticamente sua rotina. Ele entrou em contato com um famoso personal trainer que aceitou o desafio e começou seguir rigorosamente o trabalho proposto.
Veja também: menos 40 kg e mais autoestima
Seguindo uma dieta praticamente vegana e exercícios diários, ele perdeu cerca de 96kg. Aos poucos, também reaprendeu a andar e abandonou a cadeira de rodas. Natação, alongamentos e principalmente a caminhada rápida fazem parte de seus treinos.
A mudança de estilo de vida fortaleceu seu relacionamento com a esposa e filhos. Naykki agora pode aproveitar atividades ao ar livre e realizar tarefas simples que antes pareciam impossíveis. Ele recuperou sua autoestima e agora pensa em participar de mais corridas e melhorar seu tempo. “Essa é a minha jornada de perda de peso. Eu vou acabar com isso”.
Edição: Gabriel Gameiro