Fáceis de encontrar em supermercados ou lojas especializadas, as especiarias desidratadas realçam o sabor dos alimentos e ainda fazem bem à saúde, agindo como antioxidantes naturais.
De acordo com a nutricionista e doutora em Investigação Biomédica, Roberta Cassani, as especiarias devem ser incluídas nas refeições, uma vez que são importantes substitutos para a maioria dos temperos prontos ricos em sódio, glutamato monossódico, aromas artificiais e realçadores de sabor químicos.
“Os condimentos naturais desidratados, como açafrão da terra, gengibre, canela, pimenta do reino e orégano, possuem componentes como a curcumina, o gingerol e os flavonoides que combatem os radicais livres, podendo impedir a oxidação das células e prevenir contra o envelhecimento precoce, estimular a digestão e auxiliar na função hepática – dentre outros benefícios”, explica a nutricionista.
Sendo assim, Roberta Cassani enumera as propriedades dessas especiarias. Vem conhecer!
Especiarias: antioxidantes naturais
-
-
AÇAFRÃO DA TERRA: “alguns componentes são considerados potentes antioxidantes que diminuem os danos celulares provocados pelos radicais livres hidroxilas, capazes de alterar o DNA das células. Estudos mostram ainda que a curcumina, como também é conhecida a especiaria, pode reduzir o crescimento de novos vasos sanguíneos nos tumores e a metástase (disseminação do câncer), além de contribuir para a morte de células cancerígenas”, explica a nutricionista. (Foto: Gisele Tesser/Colaboradora)
-
-
GENGIBRE: “rico em propriedades medicinais, o gengibre é fonte de vitamina B6, cobre, magnésio e potássio. Além disso, o gingerol presente na sua composição é capaz de reduzir o crescimento de tumores no intestino”, ressalta Roberta. (Foto: Reprodução/Pixabay)
-
-
CANELA: “a casca contém procianidinas que possuem atividades antioxidantes”, pontua a especialista. (Foto: Shutterstock.com)
-
-
ORÉGANO: “possui hidrocarbonetos de monoterpeno que contribuem positivamente para a atividade antioxidante da especiaria, atuando também na redução do estresse oxidativo”, afirma. (Foto: Reprodução/Freepik)
-
-
PIMENTA DO REINO: “os principais componentes nutricionais são a piperina e a capsaicina que têm atividade de eliminação de radicais livres, podendo prevenir doenças associadas ao estresse oxidativo em excesso, que pode causar envelhecimento precoce (em virtude da morte das células), certos tipos de câncer, mal de Parkinson, entre outras doenças”, finaliza Roberta. (Foto: Gisele Tesser/Colaboradora)
Consultoria: Roberta Cassani nutricionista e doutora em Investigação Biomédica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP) | Texto e edição: Érika Alfaro