O plano de treino nada mais é do que uma maneira de organizar a rotina de exercícios e facilitar a realização das atividades necessárias para conquistar os seus objetivos. Para ganhar e manter um bom condicionamento físico é fundamental ter disciplina e constância. Fatores que dependem diretamente de uma estrutura bem montada, que favoreça a prática esportiva.
O primeiro passo para estabelecer um bom plano de treino é ter um objetivo. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda a realização de, pelo menos, 150 a 300 minutos de atividade aeróbica por semana.
“Atingir essa quantidade mínima de exercícios físicos recomendada é importante. Mas, se possível, vale tentar uma rotina de atividade um pouco mais longa”, conta a personal trainer e ex-atleta olímpica, Samantha Clayton, que representou a Grã-Bretanha nas Olimpíadas de Sydney, em 2000, competindo no atletismo.
“Ainda assim, cada um deve prestar atenção na reação do seu corpo e em como se sente. Fazer atividade física é imprescindível, mas não ao ponto de gerar esgotamento”, completa a especialista.
Como inspiração para as pessoas que querem iniciar uma rotina fitness e não sabem por onde começar, Samantha ainda revelou qual é o seu próprio plano de treino semanal. Confira:
- Segunda-feira: corrida e treino na academia, com alto nível de intensidade;
- Terça-feira: ciclismo e yoga, em um nível de intensidade moderado;
- Quarta-feira: treinamento intervalado com o peso do corpo e alto nível de intensidade;
- Quinta-feira: dia de descanso ativo com caminhada de baixa intensidade;
- Sexta-feira: ciclismo e corrida, com nível de intensidade moderada, mas de longa duração;
- Sábado: dia de descanso ativo para nadar com a família, em nível de intensidade baixo;
- Domingo: descanso.
Por fim, a ex-atleta ainda ressalta a importância de procurar o auxílio de um profissional devidamente capacitado na hora de montar um bom plano de treino.
“Ajusto regularmente o nível de intensidade e a duração do treino para garantir que minha rotina seja divertida e não estressante. A quantidade de exercício necessária para você depende da sua meta. Por isso, um bom plano de treino para você pode não ser bom para outra pessoa”, finaliza Samantha.
Fonte: Samantha Clayton, ex-atleta olímpica, personal trainer e vice-presidente global de desempenho esportivo e educação física da Herbalife Nutrition.