Chá mate possui a riqueza em vitamina C, selênio e zinco, trio de substâncias que intensifica o sistema imunológico. Além de ser uma bebida que reduz o colesterol ruim e “influenciadora” na perda de peso. Fatores que podem potencializar o seu treino. Por isso, com a ajuda da nutricionista Fúlvia Hazarabedian separamos os principais benefícios da bebida.
Benefícios do chá mate para quem treina
“Ingerir a bebida antes de começar a atividade física pode ajudar tanto na performance e rendimento, quanto na perda de peso, pelo efeito termogênico da cafeína que acelera o metabolismo. Fazendo com que o corpo gaste mais energia e aumente a queima de gordura corporal. Obviamente não é a única ferramenta para quem tem esse objetivo. Portanto, consultar um profissional continua sendo a prioridade para quem tem objetivos específicos na dieta ou no treino”, afirma a profissional.
Outro detalhe exposto por Fúlvia é que essa erva se popularizou por meio de bebidas. Ou seja, pelo chá gelado nas praias cariocas ou pelo chimarrão na região sul do país.
“Qualquer pessoa pode conhecer os benefícios da erva com muita criatividade. Muitas receitas podem ser feitas com a erva mate em pó, como panquecas, bolos, brigadeiros e até mesmo pão. O importante é dosar a quantidade e avaliar o quanto o sabor vai aparecer”, destaca.
A cafeína na erva mate ajuda a combater o cansaço e a sonolência. Mas para as pessoas que enfrentam problemas com a falta de sono ou com ansiedade é preciso tomar cuidado para que não fiquem aceleradas demais.
Dessa forma, Fúlvia admite que é importante escolher bons horários para tomar o chá mate sem abusar e para quem gosta de treinar fica sugestão do chá mate no pré-treino.
“Os dois antioxidantes e anti-inflamatórios ajudam no sistema imunológico, no humor e na resistência insulínica, o que pode ajudar a prevenir diabetes. Outro benefício é o auxílio na oxidação das células de gordura, que ajuda a diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue”, encerra Fúlvia Hazarabedian.
Fonte: nutricionista da Bio Ritmo, Fúlvia Hazarabedian.