Recentemente, ocorreram dois casos gravíssimos envolvendo o chá para emagrecer: o da enfermeira Mara Jane, que morreu devido a uma hepatite fulminante causada por um medicamento chamado “chá 50 ervas emagrecedor”. No outro caso, a cantora Paulinha Abelha faleceu aos 43 anos, resultado de uma meningite. Na artista, foram encontradas lesões renais atreladas a esse tipo de medicamento.
Essas mortes mancharam a reputação de remédios para perda de peso, mas é importante destacar que o chá para emagrecer é saudável se consumido com bastante equilíbrio. Quem faz o alerta é Carla Mikolaiewski, tea blender profissional que afirma: “não é correto exagerar no consumo e apostar no excesso de chás. Na verdade, nada em excesso faz bem”.
Os chás utilizados para perda de peso são famosos por auxiliarem na queima de gordura corporal. Entretanto, é preciso ficar alerta à toxicidade de algumas substâncias, que podem levar à falência de órgãos e causar uma espécie de contaminação da corrente sanguínea. Com isso, a busca pelo corpo perfeito se torna altamente arriscada.
Muito além do chá
Se engana quem pensa que o chá pode dar resultados agindo sozinho na perda de peso. “Emagrecer é um processo. É preciso alimentação saudável, exercícios com qualidade e o consumo de água. Os chás e infusões têm diversas funcionalidades e podem atuar como auxiliadores no processo do emagrecimento. Sozinhos, eles não fazem milagres”, comenta a profissional.
Carla indica também a inclusão dos chás em algumas porções, o que deve ser feito com base nas recomendações do Ministério da Saúde a respeito do consumo de água. A quantidade é bastante importante quando se trata de chá para emagrecer: para saber o volume ideal de cada chá é necessário entender sua composição e função. Por isso, é fundamental compreender as quantidades de consumo.
Para emagrecer de maneira saudável deve-se unir alimentação a prática de exercícios e uma nova rotina. Nenhum chá, remédio ou produto é capaz de garantir o emagrecimento sozinho.
Cuidado com os falsos “chá para emagrecer”
É imprescindível tomar cuidado e checar a fundo as propagandas enganosas existentes hoje no mercado. Shakes que prometem perda de peso ou “substâncias” e “fórmulas” naturais combinadas com ervas podem danificar o organismo e levar a um quadro grave de saúde.
“Nenhum chá é capaz deste efeito. O que ocorre é a má administração, associada a outros componentes e a um estilo sem muito controle em busca de um corpo perfeito”, expõe Carla. Especialistas alertam para a possibilidade de lesar o fígado ou outros órgãos com a mistura de compostos fitoterápicos e medicamentos. O risco é tamanho que, desde 1997, é vedada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) a combinação em fórmulas de certas substâncias para a perda de peso.
Fonte: Alto Astral.