Uma quantidade equilibrada de vitaminas pode fortalecer os ossos, cicatrizar feridas e entre outros benefícios. Ainda assim, há quem desconfie e na sequência confira os quatro mitos sobre o consumo de vitaminas com o gerente médico da Neo Química, Dr. Márcio de Queiroz Elias.
O quarteto de mitos sobre o consumo de vitaminas
Cansaço é falta de vitaminas
O cansaço pode ser causado por diversos fatores que vão da rotina diária a condições cardiorrespiratórias, sedentarismo e até quadros psicológicos e psiquiátricos, como a depressão.
Reposição vitamínica é o mesmo que suplementação vitamínica
A suplementação vitamínica tem o objetivo de prevenir. Conhecida como profilaxia, que pode ajudar a evitar problemas de saúde e sempre aliada a hábitos saudáveis. Já a reposição tem indicação para pessoas que possuem a falta de vitaminas ou quaisquer micronutrientes no organismo.
Quem é saudável não precisa de vitaminas
Há casos em que a necessidade de suplementação ou reposição pode ocorrer. Os suplementos vitamínicos podem ajudar a melhorar o desempenho do corpo e da mente quando combinado a um estilo de vida saudável. Antes de tomar qualquer iniciativa, consulte um médico.
Suplementação de vitaminas previne o envelhecimento
Envelhecer é um processo natural presente na natureza e não existem substâncias capazes de parar esse processo.
Palavra final
Vitaminas tornam-se moléculas orgânicas necessárias para o funcionamento adequado do organismo e há casos em que a suplementação ou a reposição podem ser necessárias.