A gente não se cansa de listar as vantagens da corrida. Os benefícios são imensos e em diferentes partes do corpo. Inclusive para a sua beleza! Sim, correr também vai te deixar mais bonito.
A corrida contribui para o bem estar e até mesmo para o processo de rejuvenescimento. Segundo a dermatologista Doutora Samantha Enande, ao praticar exercícios a oxigenação do corpo aumenta, causando impactos positivos no corpo, pele e cabelos. Ou seja, além de todos os benefícios à saúde, correr também pode deixar o atleta com um aspecto físico mais sadio e forte.
Veja as 5 maneiras como a corrida ajuda:
1. Pele
Durante a corrida, a liberação de colágeno – proteína essencial para a sustentação e firmeza da pele – é ativada. O processo faz com que a pele mantenha-se jovem, firme e menos oleosa.
2. Hormônios
Correr também estimula a liberação de alguns hormônios que influenciam o crescimento dos cabelos e regeneração da pele.
3. Controle emocional
De acordo com a dermatologista, por ser uma atividade que provoca grande aumento de adrenalina, a corrida diminui o nível de ansiedade e consequentemente a produção de suor e oleosidade.
4. Prazer e saciedade
A endorfina, o famoso hormônio do prazer, é liberado no decorrer da prática e tem o poder de modular o centro de satisfação e outros neurotransmissores que contribuem para a sensação de prazer, relaxamento e saciedade.
5. Composição corporal
Correr auxilia a readequação e distribuição da gordura corporal. Ou seja, o esporte é ideal para quem deseja um corpo modelado e de massa bem distribuída.
Com disciplina e treinos frequentes aliados a uma alimentação saudável, os efeitos expressivos da corrida podem ser notados em aproximadamente seis meses. Entretanto, o atleta também deve ter cuidados especiais com determinadas partes do corpo: usar protetor solar, óculos de sol, bonés ou viseiras é fundamental.
As mulheres também devem se atentar ao cabelo, deixando-os sempre presos, utilizando spray com filtro solar e lavando-os com água morna ou fria. “Correr significa dedicação, conhecimento, alimentação saudável, disciplina, saúde e exames em dia”, ressalta a dermatologista.