Se você está pensando em variar o local ou a maneira de se exercitar, que tal tentar a corrida na areia? Principalmente em locais com praia, onde a vista é um benefício extra, trata-se de uma ótima alternativa para um gasto energético maior. Ficou interessado e quer começar a investir na atividade? O educador físico e instrutor de corrida Fellipe Franco esclarece algumas dúvidas para os iniciantes!
Dicas: corrida na areia
-
-
Foto: Reprodução/Freepik
-
-
Devo correr DESCALÇO? Ou, se não, QUAL TÊNIS USAR? Fellipe afirma que correr na areia batida causa grande impacto nas articulações, então o mais indicado seria utilizar um tênis com amortecimento mediano para que possa amortecer o impacto sem perder a sensibilidade do pé em contato com o solo. “Hoje em dia, existem tênis e sapatilhas próprios para a corrida na areia, como aquele calçado com ‘dedinhos'”, lembra o profissional. Já no caso da areia fofa, alguns trabalhos podem ser feitos descalço (areia molhada) ou com sapatilhas próprias. (Foto: Reprodução/Freepik)
-
-
Qual TIPO DE AREIA É MELHOR para quem está começando? “Para os iniciantes, indico fazer um trabalho alternando areia fofa e asfalto. A corrida na areia fofa seria um trabalho para ganhar força e treinar um pouco de condicionamento. No asfalto, um volume mais constante. A areia batida, além do impacto, não tem a resposta que existe no asfalto”, recomenda o instrutor. (Foto: Reprodução/Freepik)
-
-
POR QUANTO TEMPO deve-se correr na areia, caso a pessoa esteja dando os primeiros passos? Segundo o educador físico, a areia fofa é uma boa opção para treinos curtos, com alta intensidade e volume baixo. “Assim, o mais indicado seria um trabalho progressivo, no qual os treinos seriam realizados na areia fofa, com volume curto, e treinos no asfalto para complementar o volume”, finaliza Fellipe. (Foto: Shutterstock.com)
Texto e edição: Érika Alfaro | Consultoria: Fellipe Franco, educador físico, instrutor de corrida na Assessoria Esportiva Ztrack e instrutor de musculação na Academia Competition