Provas internacionais de Trail Run são bastante populares entre os corredores do Brasil. Na última edição, cerca de 750 brasileiros rumaram para a El Cruce. A prova que tem o charme – e o desafio – de passar pela cordilheira dos Andes, entre Argentina e Chile. O número impressiona, pois se mantém alto há muito tempo. “Com certeza, dentro do cenário de trail run na América do Sul, a El Cruce, há mais de 10 anos é uma das provas mais procuradas pelos corredores da modalidade. Porém, observando um pouco, veremos que nosso continente pode oferecer muitas outras aventuras”, indica o atleta e treinador José Virgínio de Moraes, da JVM Trail Run.
Para ajudar, nós da Sport Life mostramos outras quatro provas imperdíveis para você se aventurar nesses dois países e conhecer a América Latina:
Carrera 4 Refúgios – Argentina
Definida como “umas das provas mais tradicionais e técnicas do país” pelo treinador Marcelo Sinoca, a Carrera conecta alguns dos mais famosos refúgios de montanha de Bariloche, que são: Frey, Jakob, Laguna Negra e Lopez. “É uma prova de dois dias, em um terreno extremamente técnico, com subidas e descidas íngremes e com muitas pedras – mas um visual incrível. Há agora também a prova que se faz em um dia”, explica a atleta e entusiasta da prova Manu Vilaseca.
São três opções para participar. A Clássica tem 55 km e 3 700 m de desnível. São dois dias de competição, com tempo para dormir. A Non Stop, com 42 km e 3 500 m de desnível, tem um dia de competição direto, sem descanso. Começa na base do Cerro Catedral e termina na Colonia Suiza. Para quem é iniciante nas provas mais duras de montanha, a versão menor, chamada 2 Abrigos, tem 30 km e 1 800 m de desnível.
Depois da prova, claro, reserve um tempo para descansar e curtir Bariloche, um destino encantador e cheio de atrações. Mais informações: www.4refugios.cabcarreras.com.ar
La Mision – Argentina
Na 12ª edição, em 2017, serão novamente quatro dias e três noites na linda paisagem de San Martin de los Andes. Passando também por novos trechos do Cerro Aseret, Laguna Verde, vulcão Achen Niyeu, Auquinco Valley e lago Lolog.
E não se engane pela paisagem espetacular, pois o desafio é grande. Não apenas pela distância, altimetria e terreno, mas também por ser necessário carregar uma mochila pesada e ter uma logística bem organizada. Você quem decide onde e quando fazer as paradas para dormir e comer. Em 2016, 30 brasileiros participaram do desafio.
“É uma prova de autossuficiência, pois há apenas um posto de ajuda. Portanto, o atleta, que tem até 76 h para terminar a prova, deve carregar muita coisa na mochila, principalmente alimentos, saco de dormir e saco bivac (impermeável, caso tenha que dormir na chuva. Os primeiros vencem com 24 h, aproximadamente”, explica o treinador e atleta Sidney Togumi, que já participou cinco vezes. Além da tradicional prova de 160 km, haverá também uma de 200 km, a Mission XL. Mais informações: www.lamisionrace.com.ar
VEJA TAMBÉM: Corrida: mitos e verdades sobre seu treinamento
Vulcano Ultra Trail – Chile
Para começar, já tem o charme da paisagem com um vulcão. E tem distâncias para todos os gostos e condicionamentos. 13 km, 21 km, 42 km, 73 km e 100 km, solo ou revezamento. “É uma prova muito bonita e exigente, tanto física como tecnicamente. A prova de 100 km faz a volta completa no vulcão Osorno”, comenta Vilaseca.
O engenheiro mecânico Carlos Bertola, 37, encarou os 21 km na última edição e dá as dicas. “O variação de altitude é de aproximadamente 850 m, praticamente todo por causa da subida do vulcão Osorno, trecho muito técnico. A trilha é o caminho formado pela lava do vulcão. O grande desafio foram as cinzas espalhadas por todo o parque devido à erupção do vulcão Cabulco. Essas cinzas formam um tipo de areia e deixam as trilhas muito pesadas na subida. Na descida, porém, elas amortecem e permitiram descer com boa velocidade”, conta.
Bertola destaca que a prova é muito bem organizada. “Bastante desafiadora, mas em um cenário muito bonito. A estrutura da cidade próxima (Puerto Varas) é sensacional, conta com bons restaurantes, cafés e pousadas com preços bons. O parque nacional onde é realizada a prova também é muito bonito. Vale a pena se planejar para visitar após a prova”, recomenda. Mais informações: www.vulcanoultratrail.com
Endurance Challenge – Chile
A capital Santiago é palco de uma das provas mais destacadas pelos atletas, parte de um circuito internacional organizado pela marca The North Face. “Oferece várias opções de distâncias. Na minha opinião, é uma das provas mais bem organizadas da América do Sul”, destaca Sinoca.
Com trajetos de 10 km, 21 km, 50 km, 80 km e 160 km, pode incluir desde os corredores iniciantes no trail quanto os mais experts.
“Largada e chegada são no clube da Universidad Catolica de San Carlos de Apoquindo. Além da qualidade técnica do percurso, uma boa vantagem dessa prova é que a largada acontece muito perto da região urbana de Santiago. Isso facilita muito a logística dos atletas de outros países”, destaca o treinador. A prova de 160 km tem início no parque metropolitano de Santiago. Mais informações: www.endurancechallenge.cl