A creatina é um dos suplementos mais recomendados pelos profissionais da nutrição. Isso porque ela é capaz de proporcionar incríveis benefícios para os músculos e todo o corpo. A nutricionista e educadora física Dani Borges confirma as vantagens da substância.
“A creatina é um dos [suplementos] mais testados e mais estudados do mundo. Temos estudos que dizem que a creatina auxilia no ganho de massa, de forma direta ou indireta porque ela aumenta a força e a resistência muscular”, disse.
De acordo com Dani, o alto número de estudos acerca da creatina tornou possível entender o impacto do suplemento nos rins. “Foi verificado que o uso contínuo da creatina durante 5 anos não causaria nenhum tipo de prejuízo aos rins. Inclusive, alguns obstetras liberam o uso até durante a gravidez”, disse.
Quem acredita que a creatina causa retenção de líquido se engana. Segundo a profissional, isso não passa de uma falácia. “Na verdade, o que a creatina faz é causar um inchaço intramuscular, o inchaço dentro do músculo. O que pode acontecer é que se a pessoa não estiver tomando a quantidade de água necessária e não estiver fazendo uma dieta adequada, ela pode sentir inchaço, mas não por causa do suplemento”, explica.
Como inserir a creatina na dieta
A nutricionista esclarece que há duas maneiras de ingerir o suplemento sendo uma com o período de saturação, onde tomamos 5g de creatina quatro vezes ao dia por apenas 7 dias, e a partir do 8º dia tomamos apenas 5g uma vez ao dia. “Com isso conseguimos que ela tenha efeito a partir do sétimo dia. Essa seria a vantagem da saturação”, justifica.
A outra maneira é tomar 5g uma vez ao dia, sem realizar a saturação, o que leva cerca de 14 a 20 dias para a creatina agir com efeito esperado. “Esse suplemento se aloja 95% no músculo e 5% no cérebro. Quando chegamos na saturação quer dizer que ele atingiu a quantidade necessária dentro do músculo”, afirma Dani.
A especialista destaca que a creatina é um suplemento de efeito acumulativo e por isso deve ser ingerida diariamente, inclusive nos dias sem treino. ”Não é um pré ou pós treino e por isso, se fizer o uso, deve referir todos os dias”, finalizou.