Basicamente, um bom tênis é o único investimento necessário para quem pretende iniciar na corrida. No entanto, não basta apenas escolher uma boa peça e não cuidar direito do seu calçado. É preciso ficar atento às suas necessidades para que sua durabilidade seja estendida.
Por isso, separamos 5 dicas que vão ajudar a cuidar melhor do seu tênis de corrida. Confira!
Limpeza
Use apenas água, um pano úmido ou uma escova própria para tecidos delicados e sabão de coco. Não utilize alvejantes ou outros produtos químicos, pois o composto penetra no EVA da entressola, ressecando o material e reduzindo o amortecimento do tênis. Por isso, um pano umedecido com água corrente é a forma ideal de manter a limpeza do calçado. Evitar lavagens desnecessárias também prolonga a vida útil do tênis.
Secagem
Mantenha o tênis na sombra, em local ventilado e em posição vertical. Não o deixe exposto ao sol ou em locais próximos a fontes de calor, como atrás da geladeira. Altas temperaturas ressecam e estragam as estruturas do calçado.
Armazenamento
Deixe-o sempre na sombra e fora de caixas ou sacos. O mais indicado é que eles fiquem em prateleiras.
Tenha um sobressalente
Invista em dois pares, a serem usados alternadamente. Depois que você usa o tênis, o sistema de amortecimento dele fica alterado devido ao grande impacto que ele recebe e, para que volte ao normal, são necessárias 24h.
Vida útil
Um tênis de corrida não dura para sempre, até porque o sistema de amortecimento tem uma vida útil, assim como a de um amortecedor. A expectativa de vida média dele é de 600 km, mas isso pode variar de acordo com o seu peso, quantas vezes treina por semana e até com o tipo de piso. O asfalto, por exemplo, diminui o tempo de vida do tênis.