Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Dieta irregular aumenta o risco de morte em vítimas de infarto

Quem não toma café da manhã e janta muito tarde tem muito mais chance de morrer após um ataque cardíaco. Entenda

dieta irregular aumenta o risco de morte em pacientes que sofreram infarto
Foto: Pixabay

Um estudo realizado pelo médico Guilherme Neif Vieira Musse, da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp), revelou que a dieta irregular aumenta o risco de morte em quem sofreu infarto. Hábitos como jantar tarde e não tomar o café da manhã aumentam de quatro a cinco vezes a probabilidade de morrer ou de ter outro ataque cardíaco — pelo menos no período durante a internação e 30 dias após a alta hospitalar, nas vítimas de infarto agudo.

“Dieta irregular aumenta o risco de morte ao passo que, geralmente, esses costumes estão associados aos hábitos de vida ruins. Por exemplo, acordar tarde ou mesmo comer em excesso no jantar e fora de hora. É uma questão comportamental que influencia no pior prognóstico para esses pacientes. O mais indicado é evitar açúcar, produtos industrializados em geral e adotar a chamada ‘dieta do mediterrâneo’. Ela é crucial na proteção contra doenças cardiovasculares”, aconselha o médico Guilherme.

Dados

A pesquisa analisou 113 pessoas, com idade média de 60 anos. Desses, 73% eram homens. Dentre aqueles que morreram após a internação, 58% não tomavam o café da manhã, 51% jantavam tarde e 41% adotavam os dois hábitos combinados. A pesquisa foi realizada com pacientes atendidos na Unidade de Terapia Intensiva Coronariana (UTI-UCO) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HC-FMB), no período de 1 ano.

Marcos Ferreira Minicucci, professor-assistente da disciplina de Clínica Médica Geral da Unesp e orientador da pesquisa, recomenda esperar pelo menos 2 horas, depois do jantar, para ir dormir.  Ele ainda acrescenta que “a melhor maneira de viver é tomando café da manhã como um rei. Um bom café da manhã geralmente é composto de laticínios como leite desnatado ou semidesnatado, iogurte e queijo”.  O carboidrato de pães e cereais integrais, assim como as frutas, também são importantes. “Deve fornecer de 15% a 35% do total de calorias que precisamos por dia”, finaliza Marcos.

Gostou das dicas? Não deixe de se alimentar bem e seguir nossas redes sociais para mais informações sobre saúde e alimentação. Acompanhe a SportLife no Twitter, Facebook e Instagram.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Fitness

A supervisão de um profissional nessa proposta ajuda nos resultados

Nutrição

É um alimento que tornou-se o queridinho de quem preza por vida saudável

Fitness

Há uma tese que valida a eficácia dessa bebida

Saúde

Outra tese para valorizar um plano alimentar equilibrado

Saúde

A vida física ativa é que dita os resultados dessa proposta

Treinos

Esse tipo de questionamento é comum principalmente para o iniciante

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

Aprenda a fazer pratos deliciosos para garantir a hipertrofia desde cedo

Ganhar massa muscular

Especialista explica como fazer uma dieta de recomposição corporal de maneira simples e prática, com resultado em poucos meses

Nutrição

É essa refeição que dá sustentação para as demais atividades diárias

Nutrição

Lembre-se que tudo pode se adaptar conforme os objetivos