A corrida é uma atividade apaixonante e, uma vez que se começa, é praticamente impossível parar. Além de trazer inúmeros benefícios à saúde, correr também é divertido e estimula o desafio e a superação de limites. Mas como qualquer outro esporte ou exercício físico, diminuir a frequência das corridas também faz parte da rotina. A prática deve ser na medida certa, de acordo com o condicionamento de cada pessoa e com os dias de descanso respeitados.
Reconhecer que o ritmo quando se deve ser diminuir a frequência das corridas também faz parte de uma vida saudável e ativa, já que o overtraining (excesso de atividades físicas) pode provocar danos à saúde do atleta. Alguns dias de descanso, treinos mais leves e variados podem podem fazer a diferença no processo de recuperação e até contribuir para um melhor desempenho.
Confira alguns sinais que indicam o momento de diminuir a frequência das corridas:
-
-
1. Perdeu peso –
se de um dia para outro o seu peso baixou 2% ou mais, seu balanço hídrico está variando em excesso. É provável que você não tenha bebido o suficiente nos treinos. A desidratação debilita e reduz o rendimento. Recupere os fluidos perdidos e treine leve no dia seguinte (Foto: Getty Images)
-
-
Foto: Getty Images
-
-
3. Teve uma má noite de sono – sete a nove horas de sono contínuo levam ao aumento do hormônio de crescimento, essencial para construir a musculatura. Várias noites seguidas maldormidas farão com que o seu tempo de reação caia, assim como as funções imunológica, cognitiva e motora ficarão debilitadas, condições que não combinam com um treino forte (Foto: Getty Images)
-
-
4. A urina está escura – isso é sinal de desidratação ou de retenção de líquidos. Beba muita água e reduza a intensidade dos treinos (Foto: Getty Images)
-
-
5. A energia está baixa – algo não vai bem, portanto, cuidado, pois a sua força de vontade pode sobrepujar os sintomas da fadiga, o que poderia levá-lo ao overtraining. Atenção à alimentação, descanse e tome um polivitamínico mineral (Foto: Getty Images)
-
-
6. Os treinos estão ruins – há dias em que o corpo não responde como gostaríamos, mas há dias em que você parece voar. Se nos últimos tempos os treinos parecem não render como deveriam, apesar de você correr regularmente, é hora de dar um tempo (Foto: Getty Images)
-
-
7. A saúde vai mal – um simples resfriado faz com que o corpo precise de recursos extras, motivo pelo qual você custará a se recuperar e assimilar os treinos. Seu sistema de defesa terá de trabalhar dobrado, assim, vá com calma e troque treinos fortes por rodagens suaves (Foto: Getty Images)
-
-
8. O hemograma está ruim – quanto maior a porcentagem de oxigênio na hemoglobina contida nos glóbulos vermelhos do sangue, maior o rendimento. O normal é que isso gire em torno de 95% ou mais (Foto: Getty Images)
Já sentiu algum destes sintomas que te fez diminuir a frequência das corridas? Conta pra gente nos comentários!