Passar 15 dias entre Etiópia, Quênia e Uganda rodando em um veículo 4×4 adaptado para aventuras e com segurança é a proposta desse roteiro. Confira!

Foto: Thinkstock/Getty Images
O ponto de partida é Nairobi. Dentro de uma reserva natural Masai Mara, o grupo formado no máximo por 18 pessoas vai vivenciar a migração de gnus e de outras dezenas de animais em uma das regiões mais repletas de vida selvagem e também interagir com os nativos masai. Visitas a lagos, trekkings e pedaladas no dia a dia. Com sorte, você encontrará os famosos e quase extintos rinocerontes branco e negro, além de conferir um centro de reabilitação de animais e o santuário de chimpanzés da ilha Ngamba. Mas o grande chamariz são os gorilas da montanha. Ameaçados de extinção, estima-se que restem apenas 650. Encontrá-los requer experiência e sorte, pois eles estão dispersos por Uganda, Ruanda e República Democrática do Congo. Qualquer um desses países pode eventualmente entrar no roteiro, com prévio acordo dos integrantes. Para finalizar, Jinja, a segunda maior cidade de Uganda e conhecida pelo ponto onde o rio Nilo começa a sua trajetória de 6 695 km para o Egito – com direito a rafting. Corredores ainda ganham emoção extra ao fim da viagem, no Quênia, com visita à Eldoret e ao Rift Valley, berço de treinamento dos melhores corredores do mundo, local 2 100 m acima do nível do mar.
Quanto: a partir de US$ 2 620, apenas terrestre
Melhor época: o tour está disponível durante todo o ano, mas a migração dos gnus ocorre entre setembro e novembro (eles atravessam o rio Mara com destino ao sul da Tanzânia, passando por Serengeti e Ngorongoro) e, de fevereiro a março, eles retornam do sul da Tanzânia, fazendo o sentido contrário. Para esse tour, o melhor período é entre setembro e novembro.
Quem leva: Nomad Africa (www.nomadtours.co.za)
