Carnaval é sinônimo de curtição sem estresse, certo? Além da diversão, muita gente se preocupa em transformar o corpo para a folia, seja para um desfile em uma escola de samba ou para arrasar na fantasia. Mas para a maratona de farras, não é só isso que conta: é importantíssimo ter disposição e resistência. Noites de sono bem dormidas, uma alimentação balanceada e hidratação são fundamentais para encarar a festa mais aguardada do ano, assim como um bom preparo físico.
Segundo a professora da Smart Fit, Natalia Bruzzone, combinar exercícios de musculação, especialmente dos membros inferiores, e de condicionamento físico é uma boa pedida. “Trabalhar o fortalecimento das pernas, quadril e coxa é importante para o corpo aguentar tantas horas em pé, em todos os dias de folia. Costas e abdômen também dão sustentação e, por isso, não devem ficar de fora das séries. Já os exercícios aeróbicos, como transport, bike e esteira ajudam no condicionamento, completa a professora”, explica Natalia.
Leia também: Conheça os benefícios de se exercitar na escada
Corrida: como começar, dicas, planilhas de treino e alimentação
Siga os 6 exercícios selecionados pela professora e prepare seu corpo para arrasar na folia! Confira:
1. Gêmeos sentado – fortalece a panturrilha. Sentado no aparelho, faça um movimento como se estivesse ficando na ponta dos pés e volte a posição inicial.
2. Cadeira extensora – fortalece o músculo do quadríceps. Sentado na máquina, encoste as costas na cadeira e posicione a parte inferior da perna na alavanca acolchoada. Mova a alavanca para frente e para cima.
3. Cadeira abdutora – trabalha a parte interna da coxa. Sentada, faça um movimento de abrir e fechar as pernas, com o peso na parte de dentro da coxa.
4. Remada baixa curvada triângulo – trabalha a região das costas. Sentado, com as pernas esticadas e uma leve flexão no joelho, puxe o triângulo na direção do tórax até o cotovelo passar um pouco da linha das costas.
5. Abdominal oblíquo solo – Deitada de lado em um colchonete, coloque a mão atrás da nuca, com o cotovelo apontando para cima. Eleve o torso em direção à perna e volte para a posição inicial.
6. Bike – ideal para ganhar resistência. Alterne 3 minutos de velocidade leve, de acordo com a sua percepção de esforço com 2 minutos aumentando a intensidade, deixando bem pesado, por 30 minutos.