Haile Gebrselassie é pura simpatia. Franzino e veloz como um lince, o atleta etíope esteve no Brasil neste ano e conversou com a Sport Life sobre sua história, que tem corrida desde a sua infância: imagine-se uma criança e que a escola onde estuda fica a 10 km de sua casa. Sua única opção é ir a pé – e, muitas vezes, correndo – para não se atrasar para a aula, já que não existe condução por perto. Esses duros 20 km diários para estudar fizeram do pequeno Haile Gebrselassie um grandioso atleta de elite, conhecido mundialmente por suas proezas no atletismo: foram nada mais, nada menos do que 27 recordes mundiais, entre 3 000 m e 42 km. O segredo do sucesso? Segundo o próprio Haile (ou Imperador, apelido que ganhou por sua soberania no esporte), amar o que faz é o principal ingrediente para tais conquistas. Confira o bate-papo.
SL – Qual a sua memória mais vívida que te deu a certeza de que seria um grande atleta?
As lembranças de minha infância estão sempre em meus pensamentos. Não foi fácil, vivíamos em uma áspera realidade, mas existia amor e união. Mal sabia que tanto esforço para ir à escola me levaria às Olimpíadas e a tantos lugares inesquecíveis. Mas o que me deu a certeza de que deveria seguir por esse caminho foi quando fiz minha primeira prova. Eram 1 500 m de distância e eu deveria ter uns 15 ou 16 anos. Competi com corredores mais experientes e ganhei. Eu não tinha tênis, nem nada. Simplesmente fui e corri.
SL – O que a corrida representa para você?
A corrida é a minha vida, minha família e meu trabalho. Sem ela, eu não estaria aqui falando com você e com o mundo. Ela mudou a minha realidade. Mesmo não competindo mais, eu treino diariamente pois, para mim, um dia sem correr é como um dia sem comer ou sem dormir.
As 9 piores dietas de todos os tempos
O treino de 7 min que emagrece
SL – Quais recomendações você daria a alguém que está se preparando para sua primeira maratona?
A maratona não é fácil. São 42 km que você precisa estar totalmente entregue. E quando digo entregue, não é apenas o preparo do corpo ou o uso de equipamentos adequados que são importantes. É estar entregue ao momento, você precisa aproveitar o trajeto e apreciar cada paisagem. Penso que para um primeiro desafio, não é necessário se preocupar com tempo ou colocações. Sinta primeiro o que é participar de uma maratona e aproveite cada instante. Principalmente quando cruzar a linha de chegada e ver as pessoas que ama esperando por você.