Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Nutrição

Inchaço abdominal: causas, sintomas e como fugir dele

Barriga inchada no verão? Trazemos respostas para suas dúvidas sobre o assunto

Dicas para não enfiar o pé na jaca no fim de semana
Foto: Freepik

Você sofre ou já sofreu com inchaço abdominal?  O problema atinge cerca de 20% da população adulta – e quem passa por essa situação experimenta a sensação de ter comido demais, além de sintomas como pressão na área abdominal e, possivelmente, náuseas, dores e cólicas.

Embora muitas dietas detox e receitas diuréticas estejam por aí, ainda existem muitas dúvidas sobre o assunto. Por isso, com a ajuda da nutricionista Talitta Macielpreparamos um tira-dúvidas para você entender mais sobre todo o conjunto que envolve o inchaço abdominal. Confira:

Inchaço abdominal: causas, sintomas e como fugir dele

1. Quais são as principais causas do inchaço abdominal?

O inchaço na região abdominal normalmente é derivado da flatulência e da retenção de líquidos no nosso organismo. Quando esse líquido não é eliminado através da urina, causa inchaço principalmente na barriga, pés, mãos, coxas, tornozelos e mamas. Esse acúmulo de líquidos pode fazer com que a pessoa ganhe até 2 kg durante um só dia. O excesso de gases, além de causar flatulência, causa distensão abdominal. Essa distensão que dá a sensação de inchaço e ganho de peso. Os alimentos que colaboram para esse inchaço são os ricos em sal e sódio, como os industrializados, embutidos, conservas e até mesmo bacalhau ou carne-seca.

2. Quais são os alimentos que ajudam a reduzir esse inchaço?

Antes de mais nada, a primeira dica é beber muita água. Para que com isso, seu corpo consiga estimular o funcionamento dos rins, ativar a circulação e eliminar as toxinas existentes no organismo para deixá-lo em equilíbrio. Consuma hortaliças e alimentos ricos em água, como chuchu, pepino, melancia, pera e abacaxi. As folhas facilitam a digestão e equilíbrio do intestino. Invista também em alimentos ricos em cálcio (derivados de leite) e potássio (frutas como a banana, vegetais como brócolis e espinafre e leguminosas como a soja). Eles controlam uma bomba dentro no nosso organismo chamada de sódio potássio que com o auxílio do cálcio, torna a eliminação de sódio em excesso mais eficaz.

3. E os tais alimentos diuréticos? Como funcionam?

A palavra diurético é designada a algumas substâncias que têm a função de estimular a eliminação de água e sal do organismo. Eles podem ser ingeridos na forma de medicamentos ou através da alimentação. Os alimentos diuréticos são excelentes para combater a retenção hídrica, e se destacam por possuírem alto teor de água em sua composição. Os rins são responsáveis por filtrar e eliminar as toxinas do organismo. Para o bom funcionamento dos rins, é preciso ter uma dieta com alta ingestão de água e alimentos com alto teor de líquido – exemplos são melancia, melão, morango, pepino e tomate. O consumo de água e diuréticos estimula a produção da urina, garantindo essa eliminação com maior frequência. Os medicamentos diuréticos são receitados para baixar a tensão arterial e tratar a insuficiência cardíaca e outros problemas graves. Reduzem os níveis de líquidos e sal do organismo e aliviam os sintomas de edema – retenção de líquidos, geralmente nos pés e tornozelos.

4. Há alguma contraindicação para uma dieta diurética?

Infelizmente, muitos diuréticos também estimulam a eliminação do cálcio, podendo levar à perda de minerais nos ossos e de quantidades excessivas de potássio através da urina. Os baixos níveis de potássio no sangue podem produzir outros efeitos, como perda de apetite, prisão de ventre, fraqueza muscular, perda de memória e confusão, e ainda, em casos mais graves, a deficiência de potássio pode interferir com o normal funcionamento do coração. Se tem intenção de tomar diuréticos, é importante lembrar que grandes quantidades de alimentos ricos em potássio, como bananas e batatas, são indispensáveis na sua dieta.

 

Gostou das dicas? Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais sobre saúde e esporte: InstagramFacebook e Twitter!

Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Truques que mantêm os amantes de doces aliviados nesse dia festivo

Nutrição

Alimento costuma estar em alta principalmente na época de Páscoa

Treinos

O necessário para evitar que o processo de emagrecimento seja perigoso

Treinos

Falhas que resultam em lesões e no afastamento de um sujeito

Nutrição

A consulta com um especialista ajuda na construção de um objetivo

Emagrecimento

Ótima opção com alto teor de fibras para esse tipo de objetivo

Advertisement

Você também vai gostar

Emagrecimento

Ainda assim, não vá "chutar o balde" no sábado e domingo

Nutrição

Nutricionista revela como alguns alimentos conseguem reverter os efeitos do fim de ano

Saúde

Existem teses que comprovam que esses incômodos são comuns nesta época do ano

Emagrecimento

Personal cook ensina dez receitas de sucos naturais potentes na aceleração do metabolismo e no combate ao inchaço e retenção