A musculação está em constante estudo, ou seja, a cada dia surgem novidades. Dessa forma, um dos conceitos que podem te ajudar a construir massa muscular é o deadstop (saída morta). Mas afinal, o que é e para o que serve essa técnica avançada?
Entenda o deadstop
“O deadstop remove essa energia elástica, pois você terá que levantar a carga a partir da posição mais baixa do movimento. Sem ter usado a ação da fase excêntrica (descida). Essa técnica de treinamento, além de desenvolver força, melhora a sua capacidade de força estática (isométrica)”, afirma o personal trainer Fernando Dragão.
Fernando admite na sequência que o movimento permite na fase excêntrica que use a energia elástica do músculo gerada da subida para que conclua a subida. Caso você experimentou “estacionar” em baixo no agachamento e depois subir, já soube a diferença para usar ou não essa energia elástica.
Questionado sobre como levar vantagem dos demais benefícios do deadstop, Dragão cita a explosão muscular para pontuar a diferença existente entre as fases concêntricas e excêntricas.
“Para aproveitar ao máximo os benefícios da deadstop, use toda a sua explosão muscular no início de cada repetição na fase concêntrica (subida), com o objetivo de executar de forma mais rápida nessa fase. Na excêntrica (descida), no entanto, tem que ser o oposto, lenta e controlada até o fim”, pontua.
Complementos
Esse personal trainer ainda vai listar logo na sequência dois exemplos para simplificar o deadshot no agachamento. “Simplificando no agachamento no smith, por exemplo, use as travas de segurança para limitar altura onde você possa encostar a barra no suporte no final do movimento excêntrico”, orienta.
“Com isso, você desabilita a força elástica da fase excêntrica e faz a saída morta na fase concêntrica sem ajuda da força elástica”, finaliza.