Mesmo quem já frequenta a academia ou pratica algum esporte há um bom tempo deve estar sempre atento à segurança e conforto. Treinar de forma adequada não só ajuda e evitar lesões e incômodos, como também garante um bom desempenho. O educador físico Diego Lopez selecionou 5 dicas essenciais para malhar com segurança em diversas situações. Confira e bom treino!
5 dicas para malhar com segurança
1. SAIBA LIDAR COM O EQUIPAMENTO
Principalmente quem faz musculação. Entender como funciona e preparar cada máquina é essencial para evitar ferimentos e garantir a progressão. Quem ainda é iniciante deve pedir ajuda a um profissional para entender a mecânica de cada equipamento. Reconhecer os limites de peso e ritmo de exercícios também é fundamental. “As lesões musculares relacionadas ao aquecimento mal executado e o excesso de cargas são as mais frequentes”, explica.
2. ROUPAS E EQUIPAMENTOS CERTOS
Cinturões pélvicos, luvas e a roupa adequada para cada esporte podem fazer toda a diferença. Quem pega pesado na musculação sabe que as mãos sofrem atrito e impacto, devendo ser protegidas por quem deseja prevenir calos ou outras lesões. Uma roupa ajustada ao corpo do atleta e um tênis específico para a atividade também são essenciais.
3. CUIDADO COM OS ACESSÓRIOS
Fones de ouvido, celulares, frequencímetros ou qualquer acessório que não se encaixe ao corpo do atleta e fique “solto”, pode causar pequenos acidentes ou atrapalhar a concentração durante o treino. Escolha os ideais para você e seu tipo de esporte, sempre testando antes da prática.
4. TENHA UM OBJETIVO
Não malhe apenas por malhar. Seja perder peso, aumentar o condicionamento físico ou ganhar massa muscular: defina um foco e adeque o seu treino a ele.
5. TENHA SEMPRE UM PROFISSIONAL POR PERTO
Não invente treinos sozinho ou comece qualquer tipo de atividade por conta. Apenas com a orientação de um profissional médico e de educação física você poderá treinar de forma segura e adequada aos seus limites.
Edição: Leonardo Guerino
Gostou das dicas? Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais sobre saúde e esporte: Instagram, Facebook e Twitter!