Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Manual para você driblar as dores das cãibras

Com os nutrientes essenciais, respiração correta e bebendo muita água é possível driblar as cãibras e fugir destas contrações involuntárias

cãibras
Foto: Pixabay

Se você já pratica algum esporte com regularidade, certamente já deve ter tido cãibras alguma vez. Cãibras são contrações involuntárias e dolorosas de um músculo. É comum que surjam durante a noite ou quando se pratica exercícios físicos extenuantes.

Existem condições clínicas que podem predispor para as cãibras. Por exemplo, quando o sangue está deficiente em oxigenação, em cálcio ou em potássio. Porém, para o esportista, uma das principais causas da cãibra é o acúmulo de ácido lático nos tecidos devido à degradação da glicose na ausência de oxigénio. O músculo entra em “hiperencurtamento”, o que é bastante doloroso e deve ser combatido de imediato por meio de alongamentos do músculo afetado.

A cãibra está relacionada com a carência de nutrientes no organismo, como o magnésio presente nos vegetais de folhas verdes escuras. Couve, rúcula, espinafre, agrião, grãos de feijão, ervilhas e cereais integrais são boas fontes de magnésio e você deves incluí-los na dieta. Você também deve comer alimentos ricos em potássio, como a banana e a batata não-descascada.
Durante a atividade, uma boa oxigenação é meio caminho andado para evitar as cãibras. Você também deve ter o cuidado de garantir uma boa hidratação antes, durante e após a atividade física. Assim que começar a senti-las, pare a atividade e respire profundamente, massageando a região dolorida. Se possível, você deve contrair o músculo oposto. Por exemplo, se a cãibra for na batata da perna, procure contrair os músculos tibiais (de forma a levantar a ponta do pé) e alongar a batata da perna.

Utilize sacos de gelo sobre o músculo afetado (não aplicado diretamente, mas colocando um pano sobre a pele, de forma a reduzir o traumatismo muscular. O frio faz com que os vasos sanguíneos se contraiam, afastando o excesso de irrigação do músculo atingido. Apesar do calor parecer aliviar, você não deve aplicá-lo sobre a zona, pois ele levará ao aumento da circulação sanguínea e à dilatação dos vasos.

Resumindo: faça uma dieta rica em nutrientes essenciais, respire corretamente durante o exercício e beba muita água.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

É a repetição que ajuda a incorporar esse hábito saudável

Saúde

Dicas que ajudam tanto nas causas desse problema quanto nos tratamentos

Nutrição

A melhor exposição ao sol é o combustível para ter esse tipo de absorção

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Treinos

Saiba manter certo tom de vaidade para não afetar os seus treinos

Nutrição

Outro motivo para valorizar esse tipo de alimentação

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

Fonte de proteína e aminoácidos, o alimento é multivitamínico, tem baixo custo e ainda atua na reconstrução muscular

Saúde

Nutricionista esportivo revela como elevar os níveis de testosterona apenas com uma alimentação equilibrada

Nutrição

Nutricionista explica quais chás possuem os nutrientes essenciais para o corpo nesta estação. Pegue essas dicas!

Condicionamento Físico

É comum sofrer com dores musculares ou tontura, mas se for frequente, deve-se procurar um médico para realização de exames