Benefícios da banana: saiba como usar a fruta a seu favor

Ela pode ser consumida a qualquer hora, mas é preciso fazer as combinações corretas para aproveitar suas vantagens. Confira!

benefícios da banana
Foto: Shutterstock

Ela é muito popular na casa de diversos brasileiros. Além de ser fácil de encontrar, a fruta é deliciosa e apresenta diversas vantagens. Os benefícios da banana para quem faz dieta ou até para quem deseja ter uma vida saudável são inúmeros.

Benefícios da banana na dieta

Afinal, é possível colocá-la desde no café da manhã até no lanche da tarde. Segundo o nutricionista Arthur Mendonça, para comê-la não existe uma hora certa, podendo ser ingerida a qualquer momento do dia. “Não existe horário específico para o consumo da banana, por fornecer carboidratos de absorção um pouco mais rápida, pode ser uma boa opção antes do treino”, diz.

benefícios da banana

Foto: Getty Images

Por ser uma fonte excelente de carboidratos, o nutricionista explica que ela pode ajudar a aumentar os estoques de glicogênio do organismo. Por isso, a fruta é uma ótima opção de pré-treino e também pós-treino. “Além de carboidratos, a banana é uma fonte micronutrientes como potássio, vitaminas do complexo B, cálcio e magnésio, auxiliando na contração muscular e no sistema imunológico“, aponta outros benefícios dela.

Combinações saudáveis

Mas, assim como todo alimento, é preciso controlar a quantidade, como sugere Arthur. “Bananas em geral fornecem em torno de 20g de carboidratos em 100g de alimento, então uma porção de banana por dia se enquadra bem no saldo calórico da maior parte da população, já um cacho talvez não”, comenta.

benefícios da banana

Foto: Getty Images

Para aproveitar esses benefícios da banana de forma saudável, o especialista sugere combiná-la com aveia, iogurte, pasta de amendoim, entre outros. Já para quem tem diabetes ele indica que seja consumida com fibras e proteínas. “Aveia, linhaça, chia e cacau e com proteínas como ovos ou whey. As proteínas e fibras auxiliaram a diminuir o índice glicêmico do carboidrato da banana, fazendo com que não ocorra uma liberação acentuada de insulina”, explica.

Gostou de saber os benefícios da banana? Então não deixe de nos acompanhar nas redes sociais InstagramFacebook e Twitter para saber mais sobre saúde, esporte, nutrição e muito mais.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você