Conheça os benefícios do amendoim

A oleaginosa não contém colesterol, é rica em vitaminas e ainda pode auxiliar no processo de ganho de massa muscular

benefícios do amendoim
Foto: Pixabay

Como petisco, lanchinho ou até mesmo em várias receitas ele se encaixa perfeitamente. E em meio há tantos mitos e especulações, você sabe quais são os reais benefícios do amendoim?

Benefícios do amendoim

Essa oleaginosa é da mesma família das castanhas, de acordo com a nutricionista clínica funcional Carolina Lara. “Rico em gorduras boas, como o ômega-3, que ajudam a diminuir a inflamação no corpo e proteger o coração”, aponta Carolina alguns dos benefícios do amendoim. Além disso, pode prevenir o envelhecimento, melhorar o humor e diminuir o estresse, por conter antioxidantes e triptofano, como explica a especialista.

benefícios do amendoim

Foto: Pixabay

Para quem treina, os benefícios do amendoim também são inúmeros. A oleaginosa é uma ótima fonte de energia, ajudando a melhorar o rendimento no exercício e na recuperação muscular. “Ele é fonte de proteínas, que são formadas por aminoácidos, que por sua vez são essenciais para a construção muscular“, explica a profissional que indica o alimento para quem busca hipertrofia. “A pasta de amendoim é uma boa alternativa para quem não quer ficar só pelos laticínios e pelas carnes”, indica.

benefícios do amendoim

Foto: Pixabay

Apesar de ser bastante calórico, o amendoim não contém colesterol e é rico em vitaminas (E, do complexo B) e minerais (cobre, manganês, molibdênio, fósforo, magnésio, zinco, ferro e potássio). “Portanto, a questão que engorda, desde que não haja um excesso, como todo alimento, é um mito”, esclarece a nutricionista que conta mais sobre os benefícios do amendoim e como ingeri-lo a seguir!

Como ingeri-lo?

“O amendoim é uma ótima (e prática) opção como lanche intermediário. Gosto de introduzi-lo principalmente antes do almoço, pois algumas vitaminas são lipossolúveis, ou seja, são absorvidas somente mediante a uma fonte de gordura, sendo essa uma ótima opção”, explica a nutricionista.

Quantidade Indicada

“Em uma xícara do petisco (140 g) soma 500 calorias. Em uma colher de sopa (30 g), tem 150 calorias, sendo essa quantidade suficiente para obter todos os benefícios”, conta Carolina.

Pode ser consumido todos os dias?

“O amendoim costuma ‘abrigar’ uma micotoxina chamada ‘aflatoxina’, substância tóxica e cancerígena produzida por alguns tipos de fungos. A olho nu, é impossível saber se o alimento está contaminado. Por isso, a recomendação é não consumir o amendoim vendido por ambulantes”, comenta. “Além disso, tem um alto potencial alergênico e na grande maioria das vezes, os efeitos dessa alergia não são imediatos, portanto dificilmente são relacionados à sua causa”, acrescenta a nutricionista.

benefícios do amendoim

Foto: Pixabay

“O mais comum é que, depois de um período de consumo frequente, o organismo fique mais inflamado como um todo, causando diversas reações, que variam de acordo com a nossa predisposição genética, e podem ir desde sintomas respiratórios, como rinite, sinusite, asma; enxaqueca; resistência à insulina, com ganho de peso até dermatite, entre tantos outros”, aponta a especialista.

Gostou de saber os benefícios do amendoim? Então não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais sobre saúde e esporte: InstagramFacebook e Twitter.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você