De forma geral, o lipedema é a doença caracterizada pelo acúmulo de tecido gorduroso com aumento desproporcional no tamanho dos membros, e, principalmente, em áreas como as coxas, culotes, quadris e pernas.
Embora ainda seja incurável, há pessoas que exageram na hora de amenizar essa condição e dessa maneira a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita vai citar os três erros no combate ao lipedema.
3 erros no combate ao lipedema
Lipoaspiração como única alternativa
“A imagem da lipoaspiração como grande solução para o lipedema é uma ideia simplista. Não basta apenas retirar essa gordura, pois não se trata simplesmente de um acúmulo de gordura qualquer. O lipedema é uma doença sistêmica, então somente fazer uma lipoaspiração não resolve”, disse.
Dietas restritivas
“A gordura do lipedema é doente e não cede à restrição calórica como a gordura convencional. Insistir em dietas simplesmente focadas em perda de peso, além de não funcionar, causa frustração nas pacientes. Além disso, essas dietas não são sustentáveis e o paciente tende a recuperar facilmente o peso que perdeu”, explicou.
Simplificar
“O lipedema possui um fator hormonal importante. Esse é um dos principais gatilhos da doença. Em momentos de flutuação de estrogênio, como no período menstrual, na gestação e durante o uso de certos medicamentos contraceptivos, a condição tende a piorar. Porém, é uma condição multifatorial que não se resume apenas ao excesso desse hormônio no organismo. Se fosse assim, apenas utilizar medicações que bloqueiam o estrogênio resolveria o problema. Isso não acontece”, concluiu a Dra. Aline Lamaita.