O carboidrato é considerado a principal fonte alimentar para a produção de energia. Possui inúmeros benefícios: garante bom funcionamento do sistema nervoso, facilita o metabolismo, preserva a massa muscular, entre outros. No entanto, muitas dietas visando a perda de peso evitam esse nutriente, e seu consumo em excesso pode trazer riscos para a saúde. Diante dos pontos positivos e negativos, fica uma pergunta: o carboidrato é um herói ou um vilão das dietas?
O ideal, na verdade, é saber conciliar a quantidade ingerida. “O carboidrato é um macronutriente essencial, no entanto, o ideal é que haja uma adequação na quantidade e tipo consumido. Em excesso, por exemplo, pode retardar os resultados dos treinos para obter uma barriga sequinha, por facilitar o acúmulo de gordura, principalmente, na região do abdômen”, explica a nutricionista Fúlvia Gomes Hazarabedian, coordenadora do programa Bio Nutri da Bio Ritmo.
O carboidrato está presente em grande quantidade nos pães, biscoitos, legumes e cereais, como o macarrão e o arroz. O nutriente fornece o combustível para o cérebro, a medula, os nervos periféricos e células vermelhas para o sangue. Para cada grama de carboidrato, são fornecidos 4Kcal para as células do corpo.
A especialista defende que haja uma adequação na quantidade e tipo do carboidrato. Caso contrário, a pessoa pode adquirir doenças como hiperglicemia, diabetes e obesidade. “Em uma dieta balanceada, sugerimos o aumento no consumo de vegetais, pois, as fibras pertencentes a esse grupo contribuem com a sensação de saciedade e regulam a absorção dos carboidratos”, indica Fúlvia Hazarabedian.
+Veja também: A importância da gordura na dieta do corredor