Nova queridinha do mundo da nutrição, a pitaya é muito mais do que uma fruta vistosa aos olhos. Com origem na América Central, pode ser encontrada em três espécies: a de casca vermelha rosada por dentro, a de casca amarela e branca por dentro e a de casca rosa e branca por dentro.
Todas possuem um sabor bem similar. Mas, se você ainda não ficou encantado pela beleza da pitaya, vamos conhecer suas propriedades:
- Ajuda na redução de peso
- Elimina os radicais livres
- Diminui o colesterol ruim
- Auxilia no bom funcionamento do intestino
- Potencial antioxidante
- Previne diabetes
- Possui efeito termogênico
- Rica em vitaminas e minerais oligossacarídeos
- Baixas calorias
O interessante dessa fruta é que ela possui apenas 40 calorias em 100 g de porção, enquanto o açaí puro (sem xarope de guaraná), por exemplo, possui cerca de 65 calorias na mesma quantidade. Já o açaí com banana, xarope e outros adicionais, pode chegar até 700 calorias. Portanto, o equilíbrio continua sendo sempre a melhor pedida: uma unidade ao dia de pitaya já é o suficiente para aproveitar seus benefícios.
Para te ajudar a consumir a fruta de um jeito bem saboroso e fácil, a nutricionista Caroline Yoshioka sugere duas receitas para experimentar já:
Fonte: Caroline Yoshioka, nutricionista formada pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, ex-atleta da seleção brasileira de Judô.
Pingback: Adidas lança linha Combat Sports em parceria com os irmãos Nogueira | Guia das Dietas