Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

6 fatores que alteram a frequência cardíaca

Não é apenas a intensidade da atividade física que influencia na modificação desse importante elemento do organismo. Saiba mais a seguir

Foto: Getty Images

Você saber o que altera a frequência cardíaca? Primeiramente, é bom saber que ela é um indicador que aponta a quantidade de vezes que o coração bate por minuto (bpm). Na fase adulta, o valor médio varia entre 60 e 100 bpm. Porém, existem diversos fatores que podem modificar o seu número, como a idade, a prática ou não de exercícios físicos ou uma doença que afeta a região.

Assim, quanto mais o coração precisa trabalhar para bombear o sangue para o corpo, maior será o esforço. Consequentemente, a frequência cardíaca da pessoa tende a aumentar. Mas nem sempre o aumento desses batimentos é causado por uma situação preocupante. Geralmente, o pulso se torna mais intenso e acelerado em momentos da nossa rotina, como os mostrados a seguir!

Confira o que altera a frequência cardíaca:

Idade: à medida que você vai ficando mais velho, há uma tendência de redução da frequência cardíaca regular durante os mesmos esforços que você faz hoje.

Condição física: para uma mesma intensidade de exercício, a frequência de um esportista é menor do que em pessoas sedentárias, o que implica uma recuperação mais rápida.

Posição: quando você está deitado, a força da gravidade afeta a circulação do sangue, favorecendo o retorno venoso e, consequentemente, a diminuição da frequência cardíaca no estado de repouso.

Temperatura ambiente: calor e frio provocam vasodilatação e vasoconstrição, respectivamente. Em outras palavras, a frequência aumenta quando você está em um ambiente quente e diminui sob temperaturas frias.

o que altera a frequência cardíaca

Foto: Getty Images

Altitude: com o aumento da altitude, a pressão barométrica diminui, assim como a pressão parcial do oxigênio. Isso quer dizer que sua frequência cardíaca será maior para obter mais oxigênio para suas células. Por isso que corridas de montanha podem ser mais exaustivas, mesmo se o seu esforço for igual ao de um treino do dia a dia.

Dica da redação: use sempre um relógio esportivo para monitorar seus batimentos durante uma atividade física, principalmente as que trabalham o sistema cardiorrespiratório, como corrida, spinning, escada, entre outros. Dessa forma, você poderá acompanhar sua frequência cardíaca e mantê-la em uma zona de treinamento de acordo com o seu condicionamento.

Sexo: o tamanho do coração da mulher é menor por conta de sua estrutura. No caso do sistema cardiorrespiratório, as cavidades cardíacas são menores, o que resulta em menor quantidade de sangue e menor volume sistólico (quantidade de sangue que o coração libera toda vez que se contrai). Isso significa que o coração feminino trabalha mais, resultando em um aumento da frequência cardíaca.

o que altera a frequência cardíaca

Foto: Getty Images

É de extrema importância dar atenção à frequência cardíaca, uma vez que este indicador é um parâmetro fundamental para conhecer o estado de saúde que indivíduo se encontra. Caso perceba que ele está acima do normal constantemente, consulte o seu médico ou um especialista.

Descubra como o trabalho excessivo pode prejudicar sua saúde. Baixe nosso e-book e saiba mais.

Gostou de saber o que altera a frequência cardíaca? Então não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais sobre saúde e esporte. InstagramFacebook e Twitter.

Edição: Leonardo Guerino | Texto: Amanda Preto

Escrito por

1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: 6 fatores que alteram a frequência cardíaca | Bom Jardim Notícias.com

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Fitness

Veja como trabalhar bem a musculatura da dorsal nos exercícios e alcançar seu objetivo de ficar com as costas largas

Saúde

Você pode prevenir problemas nas articulações com essas dicas importantes! Aprenda e sofra bem menos com os problemas nas articulações

Treinos

Muitas pessoas não sabem como dividir o seu treino na semana da forma mais produtiva e que vá trazer os melhores resultados possíveis

(+) Esportes

Entenda por que os ombros são uma das partes do corpo que mais sofrem com lesões nos esportes de combate e como evitá-las

Crossfit

O CrossFit é um tipo de exercício que requer bastante energia, então comer esses carboidratos no pré-treino ajuda a potencializar o treino

Saúde

Entenda como reduzir o inchaço mais rápido depois de um dia ou uma refeição de exageros com as comidas ou bebidas

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

A insuficiência cardíaca é uma síndrome que pode ser amenizada com o condicionamento respiratório gerado pela prática de atividade física

Saúde

Cardiologista explica os motivos do aumento da frequência cardíaca e faz alerta sobre o suor excessivo

(+) Esportes

Em transmissão ao vivo, ex-jogador desabafou sobre problema: “meu coração já não funciona mais do jeito certo”

Fitness

Existem 4 zonas diferentes de frequência cardíaca e, cada uma delas, precisa ser trabalhada, de diferentes formas, para que você evolua