No mundo de páginas virtuais, uma classe especial chama a atenção dos corredores: os blogs. Em uma infinidade deles, é possível ler desde relatos pessoais sobre corridas, provas, experiências com produtos a treinos dados por especialistas, além de checar as descobertas mais recentes da ciência. Entretanto, em meio a muita informação bacana e várias novidades, é preciso ter cautela.
Como muitas vezes tratam-se de relatos pessoais, não dá para seguir as “receitas” de qualquer um. É preciso discernir entre o mero entretenimento e a informação séria. “O principal problema com blogs é a síndrome da Wikipedia. As pessoas se acostumaram com o fato de que se tem um número de referência em cima de uma frase é porque deve ser verdade e acabam por acreditar em qualquer coisa que leem. A possibilidade de se comunicar diretamente com o leitor pelo blog é fantástica, mas não existe qualquer controle sobre qualidade de conteúdo. É difícil saber se um blog é confiável, porém, é possível buscar as referências e tentar confirmar a informação”, explica Fernando Beltrami, doutor em Ciências do Exercício pela Universidade de CapeTown e treinador da Even Faster Sports, de Porto Alegre.
Nelson Evêncio, pós-graduado em Treinamento Desportivo, treinador e presidente da Associação de Treinadores de Corrida (ATC) de São Paulo, também ressalta a importância de checar a credibilidade dos autores. “Os blogs têm informações em tempo mais rápido e, na maioria das vezes, sem as restrições editorias de veículos tradicionais. Porém, há muita gente sem qualificação escrevendo. Hoje em dia, o cidadão corre um pouquinho ou um pouquinho mais rápido, cria um blog e já vira formador de opinião com relação a assuntos discutidos e estudados há muitos anos”, pondera.
De entretenimento a informações, a SPORT LIFE selecionou 10 ótimos sites brasileiros e estrangeiros para você curtir e saber mais sobre corrida. Confira!
[galeria id=10]