As vantagens dos programas de treinamento têm sido estudadas com o auxílio da ciência desde o século passado. Na medida em que as exigências físicas dos esportes aumentam, a busca pela melhora do rendimento e otimização da performance se torna quase uma obsessão. Assim, se corre o risco que de “exagerar na dose”, prejudicando o desempenho pelo excesso de treinamento.
Leia também: 5 lições de Bernardinho para superar limites no esporte
Cafés da manhã proteicos para dar um up à sua dieta
Trail run: 7 erros mais comuns entre iniciantes
Para fazer um treino consciente, além da ajuda de um profissional, é preciso entender o que é e como funciona a periodização do treinamento. Este tipo de preparação tem como objetivo proporcionar diferentes estímulos ao corpo buscando o equilíbrio ideal entre treinamento e performance. Nos treinos são analisadas três variáveis:
- Aptidão física – representa o quanto os sistemas fisiológicos estão capacitados a produzir energia, na dependência do tipo de solicitação física.
- Fadiga – representa o impacto da carga de treinamento nos diferentes indicadores fisiológicos e que, certamente, vai prejudica o desempenho.
- Performance – é sempre o resultado da interação entre a aptidão física e a fadiga, e reflete o resultado prático em termos de desempenho físico.
No início do treinamento, a carga é intensa e o resultado é a rápida elevação da fadiga, com melhora moderada da aptidão física e um aumento pouco significativo da performance. No polimento, a adaptação à carga de treino resulta na diminuição do índice de fadiga, melhorando ainda mais a aptidão e resultando em boa melhora da performance. Na fase de competição, temos a situação ideal com a diminuição da carga de treino, a fadiga cai e atinge seu pico, proporcionando o melhor desempenho físico. Esta é a situação que se busca para o melhor resultado durante um período de treinos.
Quais suplementos usar na periodização?
INÍCIO DE TREINAMENTO: nesta fase, o volume de treinamento é grande e fadiga também, portanto deve-se adotar uma suplementação que acelere a recuperação muscular e potencialize o resultado dos treinos. Os suplementos que podem contribuir para o melhor rendimento nesta fase são creatina, carboidrato e proteína, BCAA e vitaminas e minerais.
POLIMENTO: com a melhora da aptidão física, inicia-se o refinamento dos movimentos a fim de melhorar a performance. Nesta fase, acrescentar suplementos como a cafeína antes dos treinos, vai contribuir para melhorar o estado de atenção e ajudar a manter o foco e a disposição para sustentar a intensa carga de treinamento. Nesta fase o uso do Whey Protein contribui muito para potencializar o ganho de massa muscular, fortalecer o sistema imune e ajudar a combater os radicais livres.
COMPETIÇÃO: caracteriza-se pelo auge da performance e as competições tornam-se mais frequentes. Nesta etapa, o consumo de doses mais altas de cafeína (em torno de 420 mg), antes da competição, é um excelente recurso para melhorar a performance competitiva.
Fonte: fisiologistas Dr. Turíbio Leite de Barros Neto e Dra. Gerseli Angeli, membros do conselho cientifico Midway Labs.