Basta haver o exemplo de uma pessoa com estilo fitness, que imediatamente desperta o interesse em um certo alguém de criar um modo de vida saudável, mas ao mesmo tempo os empecilhos diários influenciam no sedentarismo. O mundo cada vez mais competitivo e ágil, compromissos profissionais, dedicação a família e a falta de “tempo” contribuem para essa acomodação.
Justificativas que até contribuem para alta taxa de mortes em todo mundo. O levantamento da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontou no primeiro semestre de 2022 que se houvesse uma prática de atividade física regular, cinco milhões de mortes seriam livradas.
Outra desculpa comum de uma parte da população nacional para o sedentarismo é a falta de condição financeira. Para tentar combater essa dificuldade, muitas academias ou centros esportivos isentam um futuro aluno de uma taxa de matrícula, oferecem descontos para quem indicar o amigo e criam até planos em parcerias com empresas, por exemplo: Gympass.
Crescimento do mercado contra o sedentarismo
Mercado que está em alta após o “auge” da pandemia do coronavírus. Segundo estudo da The Global Health & Fitness Association, o Brasil possui mais de 34 mil academias de ginástica. Essa quantidade coloca o país em segundo lugar dentro dos mercados promissores para ter um negócio no setor fitness, com faturamento de US$ 2,1 bilhões no ano de 2019 e o terceiro das Américas.
Com essa diminuição dos casos e mortes de Covid-19 e crescimento da vacinação, muitos estabelecimentos esportivos apostam tanto na retomada do trabalho presencial, atividades interativas e recomendações diárias para obtenção de um resultado que é sonhado.
Mesmo que ainda esteja com dificuldades de encontrar uma turma para o acompanhar em seu esporte preferido ou está indeciso para iniciar um treino particular, o personal trainer Giuliano Esperança criou a lista de cinco exercícios físicos para migrar do sedentarismo à qualidade de vida.
Giuliano ponderou que quando os neurocientistas começaram a estudar os efeitos de atividades físicas nas células cerebrais, conseguiram identificar uma melhora nas habilidades cognitivas e na saúde mental, devido a fatores de crescimento neuronais.
“O movimento físico é uma forma extremamente efetiva para promover o aumento dos fatores de crescimento neural. Saiba que, antes do resultado no físico, as mudanças no seu metabolismo e na sua saúde psicológica serão notáveis”, disse.
Abaixo, confira a lista de cinco exercícios diários criados pelo profissional Giuliano Esperança para transformar a vida de maneira saudável. Treino que não leva em consideração idade ou peso, isto é, recomendado para qualquer sujeito.
Exercícios para se livrar do sedentarismo
1 – Marcha
Em pé, durante 30 segundos, levante alternadamente os joelhos até a altura da cintura, como se estivesse marchando sem sair do lugar. Esse movimento irá ajudar a fortalecer coxas e joelhos.
2 – Crucifixo
Sente-se na cadeira com a coluna ereta, com o abdômen contraído, respiração fluída e abra os braços em formato de cruz com as palmas das mãos abertas para frente na linha dos ombros. Dessa forma, feche e abra os braços e repita esse movimento durante 30 segundos. Esse exercício vai desenvolver o fortalecimento dos ombros, o músculo posterior das costas e ajuda a diminuir a postura curvada da coluna.
3 – Agachamento com o uso da cadeira
Agache para a posição sentada, contraindo os quadris, joelhos e mantendo os calcanhares no chão. Quando for sentar na cadeira, projete o seu quadril para trás. Depois de alcançar essa posição, coloque peso extra no pé de apoio e empurre o chão até que você volte para a posição de pé. Se for preciso, você pode usar o apoio das mãos nas suas coxas. Faça esse movimento de 10 a 30 segundos.
4 – Extensão de joelhos
Sente na cadeira com a coluna ereta e estenda seu joelho um de cada vez. Estenda uma perna até a altura do quadril, volte a perna e apoie no chão e em seguida repita o movimento na outra perna sem encostar o tronco nas costas da cadeira. Para assim então poder trabalhar também o abdômen. Repita o movimento de 10 a 30 segundos. Te ajudará a fortalecer seus joelhos.
5 – Flexores de joelhos
Esse é o exercício muito importante para a saúde da sua lombar e para a estabilidade dos joelhos. Em pé, apoie suas mãos nas costas da cadeira, flexione seu joelho para trás, volta, troca o lado e mantenha a postura do pé firme. Repita o movimento de 10 a 30 segundos.
Fonte: Giuliano Esperança – Personal Trainer e especialista em fisiologia do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo)