Você já sentiu a satisfação de superar todas as distâncias até chegar à desejada maratona. Alguns corredores vão além e ingressam no mundo da ultramaratona, que são os desafios que ultrapassam os 42 km. Mas, como diz o ditado, “não se constrói uma casa pelo telhado”. Então, se você está de olho em provas com esse perfil, saiba que é preciso preparo e conhecimento. José Virgínio de Morais, ultramaratonista de montanha e treinador da JVM Trail Run, dá algumas dicas vão te ajudar a entrar no destemido universo da ultra com segurança e muitas histórias para contar. Vem ver!
Saiba como se preparar para sua primeira ultramaratona
-
-
CONHECER O TERRENO: assim como em todas as provas, é importante averiguar o tipo de terreno que você irá percorrer. Para saber mais, pergunte a alguém que já participou da prova, assim facilita o seu planejamento de treinos e equipamentos mais adequados -(Foto: Shutterstock)
-
-
TER ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL: com a meta estabelecida, procure orientação de um técnico para ministrar treinamentos específicos para você. Por exemplo, se a sua prova for uma ultratrail, o ideal é que o profissional seja especialista na modalidade. “Ter outros bons profissionais também ajudam na missão: nutricionista, fisioterapeuta e quiropraxista podem acrescentar ao desempenho do atleta”, complementa Virgínio – (Foto: Pixabay)
-
-
TER DISCIPLINA: se você chegou a um desafio desse nível, deve ter notado que a disciplina é uma virtude indispensável para superar qualquer meta. Aqui, a fórmula não é diferente, apenas mais desafiadora por conta da distância. Portanto, vale lembrar que cumprir com assiduidade o treinamento e o descanso irão preparar seu corpo para o que está por vir. “Nessa etapa, respeitar os limites do corpo também faz parte da preparação”, ressalta -(Foto: Shutterstock)
-
-
CONHECIMENTO É PODER: nada de chegar no dia da prova desprevenido porque não viu a previsão do tempo! Procure saber informações básicas , como clima, altimetria (esse é um item que você precisa saber bem antes, pois a variação da altitude é decisiva para o tipo de treino a que você irá se submeter), tipo de terreno, número de inscritos, postos de hidratação e estrutura geral da prova (tamanho da equipe, se tem posto médico, veículo de resgate), pelo menos, 1 semana antes do grande dia – (Foto: Shutterstock)
-
-
TER OS EQUIPAMENTOS CERTOS: ultramaratonas exigem que o corredor pense como um sobrevivente. Principalmente se for em um local mais remoto, com trechos de mata fechada, ou que seja necessário passar por rios e outros terrenos. Caso seu desafio tenha essas características, o ideal é levar uma troca de roupa, meia, calça comprida, tênis, mochila de hidratação e pequenos snacks (gel de carboidrato e mix de sementes e grãos, por exemplo) para não ser pego pela fome ou desconforto de uma roupa encharcada. Sem falar nos outros itens de segurança: lanterna, head lamp, kit de primeiros socorros… A escolha do tênis também não pode ser negligenciada: ele deve ser confortável, seguro e apresentar um bom grip (aderência) e capacidade de proteger os pés de obstáculos (pedriscos, galhos…). Outro detalhe é não estrear nenhum equipamento em dia de prova: sempre teste em seus treinos para verificar se a mochila não machuca a pele com alguma alça ou costura, assim como o tênis, que deve ser amaciado para que os pés fiquem bem adaptados -(Foto: Shutterstock)
Gostou das dicas para realizar a sua primeira ultramaratona? Compartilha com a gente nos comentários e com os amigos nas redes sociais.
Texto: Amanda Preto | Edição: Nataly Paschoal e Leonardo Guerino