Um detalhe a mais faz a diferença para os seus ganhos, não é mesmo? Pode parecer clichê, mas não é e ainda mais para quem quer manter o seu condicionamento físico impecável. Assim, cada questionamento construtivo é importante para que ninguém vá treinar baseado em mitos. Então, eis que surge esta dúvida: existe o melhor exercício para cada grupo muscular?
A visão de Leandro Twin sobre possível melhor exercício para cada grupo muscular
“Então, o melhor exercício para cada grupamento muscular vai ser determinado de acordo com cada necessidade individual de cada pessoa. Não tente achar essa resposta genericamente procurando. É para você”, orientou o personal trainer Leandro Twin.
Assim, essa colocação reforça que não é tarefa fácil determinar qual é o melhor exercício. Twin ainda admitiu logo na sequência o que motiva muitas pessoas a fazerem esse tipo de pergunta.
“Normalmente, quem vem com esse tipo de pergunta quer uma resposta pré-estabelecida por meio de algum estudo, algum resultado de eletromiografia etc. Realmente, a eletromiografia mostra o recrutamento de alguns exercícios superiores a outros, mas isso não é suficiente para determinar se é melhor que outros ou não”, pontuou o profissional.
Acréscimos
Leandro acrescentou, que cabe vários questionamentos na eletromiografia e mesmo que não coubesse, a eletromiografia com maior recrutamento de fibras não quer dizer que necessariamente é a melhor “solução” para aquele indivíduo.
“Sendo assim, concluímos algo que reforço muito nos meus cursos e é importante reforçar aqui também: o melhor exercício é o que o corpo daquele aluno vai precisar. Então, por exemplo, por melhor que seja um supino reto, não adianta encher o treinamento de supino reto de um aluno que precisa melhorar principalmente o seu peitoral superior. Para ele, vou precisar trabalhar com exercícios inclinados, mesmo que a eletromiografia me mostre que o recrutamento do peitoral é menor”, concluiu Leandro Twin.