A recuperação muscular é fundamental para que a evolução no esporte e o ganho de massa muscular ocorram sem problemas. Em qualquer atividade que exija do condicionamento físico, o desgaste será inevitável. No entanto, é durante o descanso que o corpo consegue se regenerar e melhorar suas capacidades para o próximo desafio. Mas, para que isso aconteça, é necessário abastecê-lo com bons nutrientes.
“A atividade física promove o desgaste e causa microlesões nos músculos, que precisam ser reparados para o corpo ficar saudável para uma nova prática. Além disso, é necessário repor a energia que foi usada no treino para que o organismo funcione plenamente”, explica o nutricionista e fisiologista do exercício Wellington Pinheiro.
Por isso, separamos cinco alimentos que contribuem para a recuperação muscular. Confira:
1 – Ovo
“Por ser fonte de vitamina D, o ovo aumenta a síntese de proteínas — uma forcinha extra para a recuperação dos músculos. Ele pode ser consumido diariamente, sem quantidade limite”, fala o nutricionista Rodrigo Moreira.
2 – Frutas cítricas
Laranja, tangerina, limão etc. São todas ricas no flavonoide hesperidina. “Suas funções são estimular o desenvolvimento e a recuperação dos tecidos musculares danificados, aumentar as defesas do organismo e reduzir a ação dos radicais livres”, explica Moreira.
3 – Brócolis
“Brócolis mantém o balanço entre estrógeno e testosterona equilibrados. Assim, o corpo tem uma melhor resposta na recuperação muscular”, explica Moreira. A vantagem é que pode ser consumido em saladas, cozido ou até mesmo misturado com arroz e outros alimentos.
4 – Café
De acordo com Moreira, “o café potencializa a captação do carboidrato consumido, aumentando o seu estoque energético muscular, na forma de glicogênio. Dessa maneira, ajuda tanto o desempenho quanto a recuperação pós-treino”.
5 – Beterraba
Conforme um estudo produzido pela Universidade de Exeter, na Grã-Bretanha, o suco de beterraba eleva o tempo de resistência física durante o exercício em até 15%. “A beterraba contém nitrato, substância de ação vasodilatadora que retarda o tempo de exaustão no exercício, melhorando o rendimento”, finaliza Moreira.
Fonte: Alto Astral