Neste 31 de julho acontecerá a primeira maratona da Asics, a São Paulo City Marathon. Além dos 42 km, haverá o percurso dos 21 km, e ambos passarão por locais icônicos de SP. A expectativa é que 15 mil pessoas participem do evento, que promete ser histórico, já que o atleta Marilson Gomes dos Santos estará por lá para correr os 21 km, como parte de seu treino para os Jogos Olímpicos Rio-2016. Se você vai participar da prova, deve ter se preparado com antecedência, pois o percurso não será fácil. André Pereira, treinador da assessoria esportiva Run & Fun, dá algumas dicas finais para você fazer bonito na prova, seja como estreante ou veterano. Veja abaixo:
42 km
Para encarar essa distância sonhada por muitos corredores, é preciso ao menos 2 anos de treino e se preparar por, pelo menos, 4 meses especificamente para maratona. Também é necessário estar no peso ideal, realizar de 2 a 3 sessões de reforço muscular, correr de 4 a 5 vezes por semana e seguir um programa de treino por profissionais de educação física. Experiência também é fundamental: o atleta deve ter, no mínimo, duas meia maratonas no currículo.
21 km
Você deve ter pelo menos 1 ano de treino e treinar de 2 a 3 meses especificamente para a meia maratona. Assim como para os 42 km, os participantes devem estar no peso ideal, realizar de 2 a 3 sessões de fortalecimento e 3 a 4 vezes por semana de corrida. O acompanhamento deve ser feito por profissionais de educação física de confiança. Para os 21 km da Asics São Paulo City Marathon, o ideal é já ter feito duas meia maratonas.
Saiba mais: Por que a corrida vai mudar a sua vida
Para ambas as distâncias
Pereira sugere como estratégia ter uma largada em ritmo confortável. Os atletas avançados devem fazer uma progressão do ritmo ao longo da prova e os iniciantes uma manutenção de um ritmo confortável. Ter uma preparação específica para esse tipo de percurso é importante. Outros itens importantes para o checklist: na semana e principalmente horas antes da prova, não teste nenhuma roupa ou calçado diferente, não mude hábitos alimentares e nem use suplementação que não esteja acostumado.