Connect with us

O que você está procurando?

Corrida

Conheça os principais tipos de respiração para a corrida

Respirar da maneira adequada pode ser um diferencial no sucesso do corredor que deseja fazer uma ótima prova

Homem correndo em uma ponte tipos de respiração
(Foto: Getty Premium)

Inspirar e expirar é um processo aparentemente simples, mas vital para a sua performance. Por isso, ensinamos neste post alguns tipos de respiração para você controlar de melhor forma seu desempenho durante os treinos e eventuais provas.

Primeiro, preocupe-se em deixar o ritmo respiratório constante e confortável, e se concentre na expiração. Isso permitirá remover mais CO2. Quando tiver mais experiência, tente outras estratégias. “No esforço de trote ou corrida leve, a inspiração consegue ser mais profunda, e o tempo de expiração se torna mais longo que a inspiração. O fato de você expirar mais tempo permite que entre maior volume de ar na próxima inspiração”, analisa Carla Malaguti, especialista em fisiologia da respiração.

Imagem de um homem correndo em um parque arborizado tipos de respiração

(Foto: Getty Premium)

A taxa de 2×2 (duas passadas inspirando e duas expirando) é mais adequada para corridas mais longas. “Essa taxa permite ao corredor obter um maior consumo de oxigênio e ‘lavar’ o acúmulo de lactato, pois ele é removido pela ventilação na forma de gás carbônico. Dessa forma, obtém-se mais eficiência ventilatória”, analisa a especialista.

Outros tipos de respiração para os treinos

– 3×3: para corridas muito leves e trotes. Inspire durante três passadas (pé direito, pé esquerdo, pé direito) e expire em outras três (pé esquerdo, pé direito, pé esquerdo). Se você perceber que esse é o seu padrão, tente passar para 3×2 (três pisadas para inspirar e duas para expirar ou vice-versa).

– 2×2: é a mais comum, especialmente em corredores bem treinados. Dois passos para inspirar e dois para expirar. Este método garante que você esteja correndo a um bom ritmo em provas mais longas, como meias e maratonas, por exemplo.

– 2×1: dois passos enquanto inspira e um passo enquanto expira, ou vice-versa. Padrão para uma corrida de ritmo, como 5 km ou 10 km.

– 1×1: uma passada para inspirar e outra para expirar. Comum no fim de corridas, no sprint de chegada.

Gostou do conteúdo? Você pode receber ainda mais informações relacionadas à saúde e life style assinando o programa Viva Leve.

Edição: Leonardo Guerino/Colaborador

Consultoria: Carla Malaguti, especialista em fisiologia da respiração

Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

Descubra quais estratégias podem melhorar o seu rendimento físico e a qualidade do treino

Nutrição

São dicas para impedir que o doce “estrague” o seu plano alimentar

Nutrição

Cortar carboidratos da alimentação é uma estratégia perigosa, mas que pode sim dar resultados

Fitness

Endocrinologista e nutricionista revelam os segredos para o público feminino conquistar a hipertrofia

Nutrição

Profissionais explicam a eficácia e os impactos de aumentar a quantidade de proteínas na dieta com o objetivo de atingir a hipertrofia

(+) Esportes

Se você quer começar a praticar esporte, mas não sabe por onde começar, veja quais são as possíveis tendências no Brasil

Advertisement

Você também vai gostar

Treinos

Além de eliminar o sedentarismo e o burnout, praticar atividade física pode alavancar sua performance corporativa e melhorar resultados

Corrida

Tema é alvo constante da ciência e de esportistas amadores

Corrida

Certos produtos são indispensáveis para manutenção da pele

Começar a correr

Especialista em fisiologia do exercício e nutrição esportiva, André Della Creche explica como iniciar os treinos na academia e se manter firme na atividade...