Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

TPM: alimentos que aliviam os sintomas

Seu treino não rende como o esperado durante a TPM? Estes alimentos amenizarão os desconfortos e ajudarão você a passar pela fase numa boa

Foto: iStock
Foto: iStock

Foto: iStock

Para nós, mulheres, a TPM é uma fase muito delicada e o sofrimento é uma variável: muitas enfrentam desconfortos que levam à alteração de humor por conta da forte alteração hormonal: inchaço, vontade de comer doce, dor nas mamas, fadiga e outros sintomas que podem durar até o final do ciclo menstrual. Você passa por isso e não sabe o que fazer para amenizar a TPM? A nutrição é um tratamento natural nesta fase, pois alguns alimentos contêm propriedades funcionais que aliviam a TPM. A nutricionista esportiva Livia Hasegawa, de São Paulo, dá algumas dicas de alimentos e de que forma atuam no seu organismo contra a TPM:

 

Chás diuréticos: chás como cavalinha ou hibisco podem auxiliar a aliviar aquela retenção de líquidos neste período. O ideal seria o consumo de até 2 xícaras ao dia, mas sempre importante procurar um profissional para adequar para você as quantidades. E não vale tomar por muito tempo. Todos os chás devem ser consumidos por um determinado período e devem ser feitos da planta, e não em pó.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

 Salmão, chia e atum: eles contêm ômega 3, que pode ajudar a reduzir os processos inflamatórios neste período e até ajudar na variação de humor. Dependendo do caso pode até ser indicado uma suplementação destes óleos, pois assim se garante um aporte melhor do nutriente.

Verduras e legumes em geral: alimentos ricos em fibras ajudam muito a manter a glicemia e a dar saciedade, especialmente na hora da vontade de doces. Não deixe de comer seu ½ prato de verduras e legumes no almoço e jantar e inclui-los nos seus ovos no café da manhã.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Espinafre, escarola e vegetais escuros:  por serem ricos em magnésio, ajudam no alívio das cólicas, além de favorecer o relaxamento muscular.
Nozes, castanhas, azeitona, gema do ovo e azeite de oliva: são ricos em vitamina E, que ajuda na redução das dores na região das mamas.

 

Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

Outra medida que ajuda na qualidade de vida de quem vive com a condição

Fitness

Seu guia completo para treinar em qualquer lugar de maneira rápida e eficiente

Nutrição

Suplementos para controle do estresse e ansiedade são ótimos em certos casos. Ainda assim, não deixe de consultar um especialista para o consumo seguro

Saúde

É preciso entender sua necessidade para traçar um tempo ideal de sono

Treinos

Esse tipo de dica o ajuda a derrubar mitos sobre esse treino

Tênis

Tenista brilha no circuito, inspira jovens e já movimenta apostas esportivas, consolidando-se como rosto do esporte no Brasil

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

Suplementos para controle do estresse e ansiedade são ótimos em certos casos. Ainda assim, não deixe de consultar um especialista para o consumo seguro

Nutrição

Não são apenas os suplementos que ajudam na recuperação de um atleta

Ganhar massa muscular

Certas renúncias são necessárias em prol desse objetivo

Nutrição

Acúmulo de tecido adiposo na região da barriga pode oferecer diversos riscos para a saúde