Nutrição

Conheça a “mindfull eating”, técnica para treinar o cérebro a ser saudável

A mindfull eating mostrou que é possível gostar de alimentos saudáveis e fazer escolhas equilibradas

Foto: Shutterstock

Ter uma alimentação saudável e equilibrada pode ser um grande desafio para alguns. Isso porque os hábitos são difíceis de serem quebrados. Se você tem o costume de escolher alimentos gordurosos, cheios de açúcar, como sorvetes, pizzas e fast-food em geral, optar pelos saudáveis nem sempre é uma escolha prazerosa. E é nesse contexto que a mindfull eating foi desenvolvida.

Cientistas norte-americanos descobriram que existe uma forma de treinar o cérebro a gostar de alimentos saudáveis. “A chamada mindfull eating é uma técnica que propõe comer com consciência”, explica o médico nutrólogo Dr. Nataniel Viunisk. Além disso, o doutor ressalta a importância de estar realmente presente durante a alimentação, prestando atenção ao que acontece dentro e fora de si, sendo completamente diferente de uma dieta comum.

A maioria das dietas priva muitas coisas do cardápio, diferente da mindfull eating, que propõe uma mudança de estilo de vida. E essa transformação inclui prazer na hora de comer os alimentos saudáveis, que pode ser desenvolvida, assim como o gosto pelas guloseimas. Afinal, isso foi um hábito construído e que pode ser mudado, de acordo com Nataniel.  “A palavra-chave para o sucesso é: treino! Quando passamos a comer bons alimentos com mais frequência, passamos a associá-los a maior sentimento de prazer e felicidade”, coloca o médico nutrólogo.

Veja 5 dicas para aprender a mindfull eating

1. Nunca olhe feio para a comida: você precisa estar otimista para provar aquele novo prato. Caso contrário, já enviará uma mensagem negativa para seu cérebro antes mesmo da primeira garfada. E se estiver estressado, pare e respire primeiro. Isso vai tranquilizá-lo antes da primeira garfada.

2. Tenha interesse ou curiosidade: comprar uma verdura nova sempre que for ao supermercado é uma forma de conhecer novos sabores. E nada de assistir à TV, mexer no celular ou ler jornal durante as refeições. O foco nessa hora é a comida!

Foto: Getty Images

3. Experimente: tente uma, duas, três, dez vezes! É comum não gostar de algo pela primeira vez. Dê mais chances ao seu paladar!

4. Descubra novas receitas: alimentos podem ser preparados e combinados de diferentes formas. Cenoura ralada, arroz com cenoura, salada de cenoura com pepino, cenouras ao vapor.

5. Coma alimentos saudáveis mais vezes: a repetição cria o hábito e é assim que o cérebro aprende. Aproveite esses sabores e preste atenção aos efeitos desses alimentos no seu corpo

Foto: Getty Images

A mindfull eating é uma forma de trabalhar novos hábitos e transformar seu estilo de vida de maneira saudável e sem restrições absurdas. Compartilhe com os amigos essa dica e conte pra gente o que achou dessa técnica para deixar o cérebro mais saudável.

Click to comment

Você também vai gostar

Saúde

A lista é para que a pessoa tenha vida social ativa

Treinos

Treino aeróbico ajuda quem é hipertenso e portador de insuficiência cardíaca

Saúde

Estudos recentes mostram que o fortalecimento dos músculos vai além da estética e garante benefícios também para a saúde cerebral

Saúde

A prática de atividades físicas durante a vida tende a estimular o crescimento de novas células no cérebro

Sair da versão mobile