Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Treinos

Exercício bloqueia substâncias nocivas ao cérebro, diz estudo

Treino aeróbico ajuda quem é hipertenso e portador de insuficiência cardíaca

Exercício físico
Exercício físico - Shutterstock

Uma vida saudável reflete em vários benefícios para vida pessoal e profissional. Nesse sentido, surge outro estudo de que o exercício físico bloqueia entrada de substâncias nocivas no cérebro. Quem garante é o grupo de pesquisadores do ICB-USP (Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo).

EXPERIÊNCIA

Os cientistas observaram em estudos com ratos, que o exercício físico aeróbico corrige a disfunção da barreira hematoencefálica tanto na hipertensão crônica quanto na insuficiência cardíaca. Ainda assim, restaura o fluxo sanguíneo do cérebro mesmo na persistência da doença.

“Além de corrigir o controle autonômico da circulação, o treinamento aeróbico também contribui para reduzir de 10% a 15% os níveis da pressão arterial nos hipertensos”, disse Lisete Compagno Michelini, coordenadora do Laboratório de Fisiologia Cardiovascular e responsável pelos estudos.

A barreira hematoencefálica é a estrutura para regular o transporte de substâncias entre o sangue e o sistema nervoso central. Do mesmo modo, também barra a entrada de substâncias tóxicas e de hormônios plasmáticos em excesso.

Esses hormônios em abundância ativam neurônios que estão envolvidos na regulação do sistema cardiovascular, leva à disfunção autonômica e ao desequilíbrio da circulação sanguínea. Isso facilita o aparecimento de lesões em órgãos alvo e compromete coração, cérebro, rim, entre outros órgãos.

FILTRO DE SUBSTÂNCIAS

A barreira hematoencefálica é encontrada nos capilares cerebrais por onde o sangue circula e composta por células endoteliais intimamente ligadas umas às outras por junções oclusivas, que controla a passagem de substâncias solúveis em água. Não há limite para a passagem de substância lipossolúveis, como oxigênio e gás carbônico por meio da célula endotelial. O problema são as macromoléculas.

“Em indivíduos saudáveis, a passagem de macromoléculas, como substâncias tóxicas e hormônios plasmáticos, feita através de vesículas sanguíneas, é bastante limitada. No entanto, observamos que em hipertensos e portadores de insuficiência cardíaca há um aumento expressivo no número dessas vesículas em áreas autonômicas, o que eleva a permeabilidade da barreira hematoencefálica. Por outro lado, observamos que o treinamento aeróbico reduziu em muito a formação dessas vesículas, além de normalizar a permeabilidade da barreira hematoencefálica”, pontuou.

Michelini sabia que em casos de acidente vascular cerebral (AVC), traumas e doenças neurodegenerativas, a integridade da barreira era comprometida pela quebra das junções oclusivas, o que permitia livre acesso das substâncias.

“Em nossos experimentos, observamos que na hipertensão e insuficiência cardíaca não há quebra em áreas de controle cardiovascular, mas sim aumento da permeabilidade por facilitação do transporte das vesículas. O que pode ser prontamente corrigido pelo treinamento aeróbico”, garantiu.

RESULTADOS

As descobertas feitas pela equipe reforçam a importância do treinamento físico para a melhora do controle autonômico da circulação. É o importante aliado no tratamento farmacológico dessas patologias, possibilita a diminuição da quantidade necessária de medicamentos e minimiza efeitos colaterais.

“O exercício físico, assim como diferentes fármacos, favorece a vasodilatação vascular. Ajuda a balancear desvios do sistema renina angiotensina, responsável por regular a pressão arterial, e melhora o controle autonômico da circulação”, concluiu.

TRABALHO

Os estudos foram realizados no projeto temático da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) “Barreira Hematoencefálica – Um novo paradigma no tratamento da Hipertensão”. Outros estudos estão em fase de revisão por pares ou em fase de conclusão.

Fonte: USP

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Fisiculturismo

Veja como acompanhar o evento ao vivo e de maneira gratuita pela internet

Nutrição

Outra tese que serve para acabar com o medo desse macronutriente

Nutrição

Suplemento tem o objetivo de aumentar o consumo de proteínas na dieta

Emagrecimento

Lembre-se que os resultados são conquistados em um processo de longo prazo

Nutrição

O equilíbrio ajuda a manter esse tipo de alimento na dieta balanceada

Nutrição

São alimentos que precisam ser consumidos com moderação

Advertisement

Você também vai gostar

Fisiculturismo

Veja como acompanhar o evento ao vivo e de maneira gratuita pela internet

Nutrição

Outra tese que serve para acabar com o medo desse macronutriente

Nutrição

Suplemento tem o objetivo de aumentar o consumo de proteínas na dieta

Emagrecimento

Lembre-se que os resultados são conquistados em um processo de longo prazo