A musculação extrapola o esporte, ou seja, quando bem feita proporciona benefícios estéticos para o seu praticante. A diferença é que a sua renovação constante traz dúvidas até para quem está ambientado com o seu “universo”, por exemplo: o que é o treino HIIT?
Veja qual é a proposta do treino HIIT
“HIIT é a sigla para treino intervalado de alta intensidade. Caracteriza-se por tiros ou sprints de curta duração seguidos de intervalos para recuperação feitos em séries. Pode ser aplicado com uso de equipamentos ergométricos ou não: bicicleta, remo, esteira, corrida na rua ou ainda exercícios de efeito geral apenas com o peso corporal, como burpees e saltos verticais”, responde com exclusividade para o Sport Life o gerente do departamento técnico da Bio Ritmo Guilherme de Almeida e Leme.
Paralelamente, Guilherme ainda reforça logo depois que existem várias maneiras de se aplicar o treino HIIT, isto é, o nível de aptidão do praticante não determina o ritmo dessa proposta.
“O que muda de acordo com o nível de aptidão são os parâmetros de controle e a manipulação das variáveis do treinamento. Um iniciante pode aplicar um HIIT de duração menor e parâmetro inferior de intensidade, enquanto um indivíduo treinado poderá fazer sessões de maior duração e maior intensidade de esforço”, explica o profissional.
O lado intenso desse treino denota que não é aconselhável treinar todos os dias. A sugestão é que esse treinamento possa ser aumentado conforme evolução do adepto, que deixa em aberto a possibilidade dos trabalhos consecutivos.
“Isso depende de quem irá fazer e do planejamento do treinador para atingir determinado objetivo. Lembrando que essa estratégia não será permanente, mas temporária”, adverte Almeida e Leme.
Como fazer um bom treino HIIT
Não existe também nenhuma determinação sobre a indicação do tempo de treino HIIT e tampouco algum melhor horário para cumpri-lo. Em suma, tudo depende da condição e meta de um praticante.
“Não há um único parâmetro que se aplique para todos. Existem protocolos com quatro minutos de duração, mas também há outros extensivos que podem ultrapassar os 30 minutos. Isso varia de acordo com cada praticante e objetivo do treinamento. Não há nenhuma evidência robusta que ateste um melhor horário para prática de exercícios e com o HIIT não é diferente. Este também é um fator individual”, pontua.
Reforço
Sujeitos que convivem contraindicação médica aos de exercícios em alta intensidade automaticamente são vetados da prática do HIIT. Exceto esse grupo, qualquer pessoa pode fazer, inclusive, até quem tenta abandonar o sedentarismo.
Com quanto tempo o praticante sente os efeitos dessa proposta do HITT?
“Como todas as outras práticas, deve-se esperar os resultados após várias semanas de treinamento, sendo que a partir de poucas semanas observa-se uma melhora da resposta cardiorrespiratória e com o passar do tempo a perda de gordura corporal e diminuição do peso podem ser evidenciados de forma clara. Isso também irá variar de acordo com a frequência e correta aplicação dos protocolos. Estudos demonstram mudanças na composição corporal e na capacidade cardiorrespiratória com seis semanas de treinamento, porém isso pode variar”, responde.
HIIT ou musculação: qual devo fazer primeiro?
“Se o objetivo for melhorar a força e a massa muscular, comece pela musculação. Se o objetivo for melhorar a capacidade cardio de forma primária, comece pelo HIIT. O que for treinado depois terá decréscimo de rendimento e poderá comprometer os ganhos ao longo do tempo”, encerra Guilherme de Almeida e Leme.