Menos é mais. É o que prova o mais novo e revolucionário método de treinamento, vindo da Dinamarca. Segundo essa nova metodologia, se você só tem 30 min por dia para treinar, você tem todo o tempo de que precisa para dar um “up” na performance.
+ 5 mitos sobre lesões na corrida
+ 12 regras de ouro para correr na rua
Ano passado, pesquisadores daquele país publicaram um artigo na revista Journal of Applied Physiology em que detalhavam os benefícios de correr em um ritmo leve a moderado por 30s, subir bastante o pace por 20s e, finalmente, encarar uma cadência extrema, que quase deixa o atleta sem fôlego, por mais 10s. A metodologia, que ganhou o nome óbvio de 30-20-10, traz uma série de benefícios. Ao serem testados por um período de sete semanas, dez corredores não só apresentaram um aumento de 4% no VO2 máx., como baixaram os seus tempos nos 5k em quase 1 min. Nos 1 500 m, a redução do tempo foi de 23s, o que não é pouco. Os níveis do colesterol ruim (LDL) e a pressão também caíram significativamente. E o melhor: todos esses benefícios foram conquistados mesmo com o tempo de treino reduzido pela metade. O método pode ser usado tanto por quem é iniciante quanto para quem já corre há um bom tempo.
Como o método funciona:
› Aqueça por cerca de 10 min trotando.
› 5 intervalados seguidos 30-20-10: 30s em ritmo suave (pode ser no trote) + 20s em ritmo de rodagem de 10k + sprint forte de 10s.
› 2 min de volta à calma, no trote.
› Repita o esquema 30-20-10 novamente, quatro a cinco vezes.
› 2 min de volta à calma, no trote.
› Corra mais uma a duas vezes esse bloco de cinco intervalados, sempre reservando 2 min entre cada bloco para se recuperar.
› Volta à calma, com 5 min de trote suave mais alongamentos.
Tabela para iniciantes:
Para iniciados: