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Treino para definição muscular: entenda as melhores estratégias

Definição muscular exige que os treinos de hipertrofia sejam feitos o ano inteiro

Definição muscular
Definição muscular - Shutterstock

Basta surgir uma história de superação de um bodybuilder para alguém questionar sobre como conseguiu essa definição. Sem dúvidas, houve uma série de renúncias nesse objetivo e outros compromissos para manterem a condição adquirida até aqui. Ainda assim, existe o questionamento pertinente sobre o treinamento, exemplo: qual é o melhor treino para definição muscular?

Antes de mais nada, o que é definição muscular?

“Nós temos que entender o conceito de definição muscular é ter o que mostrar de massa muscular e não ter gordura corporal escondendo essa massa muscular. Vocês com certeza conhecem indivíduos, que são fortes visualmente, mas não são definidos ou indivíduos, que são magros, sem quantidade de gordura expressiva e não tem nenhuma definição muscular. Cada um deles têm uma falta para o primeiro. Falta perder gordura corporal e para o segundo falta ganhar massa muscular”, respondeu o personal trainer Leandro Twin.

Esse entendimento faz com que a definição muscular é correlativa com o ganho de massa muscular. Então, se você objetiva a definição muscular, precisa cumprir com os treinamentos para hipertrofia no ano todo.

Os detalhes do treino para definição muscular

“Na questão dietética, fazemos alguns períodos mais focados em ganhar volume, massa muscular e jogando o saldo calórico positivo. Outros jogando o saldo calórico negativo para manter a massa muscular e perder a gordura corporal, o que leva a definição. Normalmente é necessário mais de um ciclo de bulking e cutting. Eu falo mais sobre isso nos meus cursos”, completou Twin.

O personal concorda que o déficit calórico deve continuar no treinamento de hipertrofia. O treino focado para esse déficit faz com que o praticante tenha tendência alta de catabolismo muscula por conta de o corpo não ver motivo de manter a quantidade de massa magra.

“No cutting vamos treinar pesado até a falha. O que vai mudar é que pela privação de uma parcela dos carboidratos, os treinamentos se tornam menos pesados possíveis de se fazer, porém, você vai treinar no seu limite. Fazendo várias vezes bulking e cutting você vai chegar no seu limite natural. Estima-se que 90% do limite natural pode demorar cerca de três a cinco anos de treinamento bem-feitos!”, finalizou Leandro Twin.

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