Todo, ou quase todo, brasileiro é fã de um bom arroz (seja integral ou branco) com feijão. E essa combinação, além de deliciosa, também é muito nutritiva.
Além disso, o feijão pode ser consumido em diversos tipos: o carioca, que é mais popular em São Paulo, o preto, mais comum no Rio de Janeiro, entre outros. Todos esses tipos são bons para o nosso organismo, pois trazer uma gama enorme nutrientes e tem diversos para a saúde. Confira!
As 5 vantagens do feijão
1 – Contra o envelhecimento
A feijoada pode retardar o envelhecimento, assim como o vinho. O responsável por isso é o resveratrol, a substância milagrosa encontrada também em alguns feijões, como o preto. O ingrediente ajuda a prevenir danos no material genético (DNA) responsável pelo envelhecimento. Mas só não vale caprichar na gordura da feijoada!
2 – Reduz colesterol e gordura corporal
Em estudo americano, 35 homens obesos foram divididos em quatro grupos, sendo que um teve uma dieta rica em feijão por oito semanas. Esse grupo apresentou não apenas melhorias na saúde, mas também perda de gordura corporal e redução do colesterol e da pressão arterial.
3 – Regula a pressão arterial
Estudos mostraram que o grão, particularmente o preto e o rajado, é capaz de reduzir a pressão sistólica (o número maior, quando você mede a sua pressão) e a diastólica (o número menor).
4 – Rico em antioxidantes
Você já sabe que frutas como o mirtilo, além do chá verde, são campeãs de antioxidantes, substâncias que combatem os radicais livres. Pois saiba que alguns tipos de feijão, caso do azuki e do mungo, têm tanto ou mais antioxidantes do que eles. Esses feijões têm ainda um tipo único de antioxidante, chamado alfa-glicosidase, que contribui para o emagrecimento
5 – Combate fungos
Alguns compostos presentes em feijões, como acontece com o branco, já se mostraram excelentes no combate a fungos. Pois ajudam a prevenir infecções causadas por leveduras.