Em 2015, a PUMA lançava o que seria a mais bem-sucedida tecnologia para tênis de corrida da marca: a espuma Ignite em PU (Poliuretano). Foram 9 anos de estudos e trabalho para criar um novo tipo de composto, mais leve, mais flexível, mas, principalmente, mais responsivo. Em outras palavras: a tecnologia Ignite é capaz de maximizar a energia de retorno, trazendo ótima resposta a cada passada.
O Ultimate, tênis mais alto e com mais amortecimento de impacto e responsividade, é indicado para treinos aeróbios na academia, treinos de corrida diários ou para quem curte corridas de longa distância. A espuma, presente em toda a base do calçado, se comprime e expande na fase de apoio.
O drop de 12 mm garante mais segurança e amortecimento para corredores de pisada mais tradicional, ou seja, que usam mais o calcanhar.
Velhos conhecidos da turma da corrida, os tênis da linha Speed oferecem diferentes escalas de amortecimento, de acordo com a preferência ou tipo de treino do usuário: o Speed 300 (entressola Ignite mais fina) é indicado para treinos de tiro, CrossFit e provas de 5 km a 10 km; já o Speed 600 (entressola Ignite intermediária) é voltado para todos os tipos de corredores, do iniciante ao mais exigente, para treinos e provas de 5 km a 42 km. Por fim, o Speed 1000 (entressola Ignite mais alta) entrega extrema segurança para corredores mais pesados e com pisada pronada. O modelo é indicado para provas e treinos de 5 km a 42 km.
O Speed 1000, diferentemente do 300 e do 600, é para corredores com pisada pronada. A zona de estabilidade da entressola, mais rígida, ajuda a conter o pé.
Além da tecnologia presente no solado, a linha Speed também traz algo mais: a chamada zona de propulsão, área da sola localizada na região do antepé repleta de sulcos que, comprimidos e depois descomprimidos, ajudam na “decolagem” do corredor, ou seja, no momento em que ele tira os pés do chão, além de dar mais grip e segurança na pisada.